Quem tem Chave Móvel Digital (CMD) pode alterar, a qualquer momento, o número de telemóvel, e-mail, PIN de autenticação e PIN de assinatura digital associados à sua CMD. Estas alterações podem ser feitas online ou num Espaço Cidadão.
Canais de atendimento
Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal
Como alterar os dados associados à Chave Móvel Digital?
Alterar os dados da CMD online
Vai precisar de se autenticar com Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão de Cidadão (código PIN de autenticação, leitor de cartões smartcard e o plugin Autenticação.gov instalado no computador).
Aceda ao portal Autenticação.gov e clique na opção “Iniciar sessão” no canto superior direito da página para se autenticar e aceder à sua área reservada.
Na área reservada, escolha o separador “A minha CMD”, onde pode consultar e alterar os dados associados à sua CMD.
Na área reservada do portal Autenticação.gov também pode:
ativar ou desativar a assinatura digital associada à CMD
ativar ou desativar a sua conta Twitter para receber o código de segurança temporário
Lei n.º 37/2014 - Estabelece um sistema alternativo e voluntário de autenticação dos cidadãos nos portais e sítios na Internet da Administração Pública denominado Chave Móvel Digital
Portaria n.º 77/2018 - Procede à regulamentação necessária ao desenvolvimento da Chave Móvel Digital (CMD) e revoga a Portaria n.º 189/2014, de 23 de setembro
Portaria n.º 190-A/2019, de 21 de junho - Primeira alteração à Portaria n.º 77/2018, de 16 de março de 2018, que procede à regulamentação necessária ao desenvolvimento da Chave Móvel Digital (CMD)
Portaria n.º 312-A/2022, de 30 de dezembro - Segunda alteração à Portaria n.º 77/2018, de 16 de março de 2018, que procede à regulamentação necessária ao desenvolvimento da Chave Móvel Digital (CMD)