Apresentar queixa por discriminação em razão da deficiência

Apresentação de queixa no Livro de Reclamações disponível em todos os estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços instalados com carácter de permanência e onde exista atendimento ao público.

Canais de atendimento

Quem pode apresentar queixa por discriminação em razão da deficiência?

Quando se pode apresentar queixa por discriminação em razão da deficiência?

Sempre que se justifique.

Onde apresentar queixa por discriminação em razão da deficiência?

Em todos os estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços instalados com carácter de permanência e onde exista atendimento ao público.

Quais os documentos e requisitos para apresentar queixa por discriminação em razão da deficiência?

  • Livro de Reclamações.

Como apresentar queixa por discriminação em razão da deficiência?

Poderá apresentar uma queixa utilizando o formulário de queixa elaborado para denunciar situações de discriminação, enviando-o depois para o correio eletrónico do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP (INR, IP).

O INR, IP recebe as queixas apresentadas, encaminha-as para as entidades competentes e elabora um relatório anual sobre a aplicação da Lei nº 46/2006. Combater a discriminação com base na deficiência ou incapacidade é uma responsabilidade de todas e todos e, para tal, devemos estar bem informados para participar e construir uma sociedade mais justa.

As queixas por incumprimento das normas de acessibilidade são efetuadas através do formulário de queixa que deve ser remetido ao INR, IP, entidade responsável pela fiscalização do cumprimento das normas técnicas de acessibilidade. Caso as denúncias se reportem a instalações e espaços circundantes da administração local, compete à Inspeção Geral de Finanças (IGF) a fiscalização quanto aos deveres impostos às respetivas entidades da administração local.

Qual a legislação de suporte?

Informações adicionais

Guias práticos