Candidatar-se a uma bolsa de estudo para o ensino superior
Estas bolsas de estudo destinam-se a comparticipar os encargos com a educação dos estudantes com menos recursos financeiros. A candidatura às bolsas é feita online.
As bolsas são atribuídas anualmente e pagas mensalmente, pelo Estado, no âmbito da ação social escolar. Para ter direito a elas é preciso provar que o agregado familiar não tem recursos económicos para pagar os estudos.
Canais de atendimento
- Candidatar-se agora Aceda à sua área reservada do estudante no site da DGES
Gratuito
Candidate-se através do botão 'Candidatar-se agora'
Quem pode candidatar-se a uma bolsa de estudo para o ensino superior?
Onde candidatar-se a uma bolsa de estudo para o ensino superior?
Quais os documentos e requisitos para candidatar-se a uma bolsa de estudo para o ensino superior?
Para se candidatar, vai precisar ter consigo:
- o Cartão do Cidadão ou o bilhete de identidade + cartão de contribuinte + número da Segurança Social de todos as pessoas do agregado familiar
- a última declaração de IRS do seu agregado familiar
- o seu IBAN.
Qual o preço para candidatar-se a uma bolsa de estudo para o ensino superior?
É gratuito.
Como candidatar-se a uma bolsa de estudo para o ensino superior?
Aceda à área reservada do estudante no site da DGES, insira as suas credenciais (código de utilizador e palavra-chave) e apresente a candidatura. A candidatura à bolsa só pode ser feita através da internet. Durante a candidatura, vai precisar de carregar alguns documentos.
Se tiver dúvidas, consulte o guia do candidato e as perguntas frequentes. Na área reservada também pode consultar os resultados das candidaturas.
Se já concorreu a bolsa de estudo noutro ano
Use as mesmas credenciais que usou nos anos anteriores. Se não se lembra quais são, pode recuperá-las, clicando em Esqueci-me do código de utilizador e ou da palavra-chave.
Se se candidatou este ano ao ensino superior
Se declarou na sua candidatura ao ensino superior que queria concorrer a uma bolsa de estudo, use o link que lhe foi enviado por email, na notificação de receção de candidatura.
Se o link não funcionar ou não tiver recebido as credenciais para se candidatar à bolsa de estudo, pode obtê-la indicando os seus dados.
Se não conseguir obter as suas credenciais de nenhuma destas formas, dirija-se aos Serviços de Ação Social (SAS) ou Gabinete de ação Social da instituição do ensino superior que frequenta e pedir o código de utilizador e palavra-chave. Vai precisar de apresentar o seu Cartão de Cidadão.