Consultar o centro de apoio do Novo Regime do Arrendamento Urbano
Informações sobre como e onde realizar a consulta do centro de apoio do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU).
Aviso
As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos. Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.
Alterar online
Este serviço também está disponível em App. Visite a app.gov.pt ou clique nos links para a Apple Store ou Play Store.
Alterar no local
Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:
Alterar por telefone
Quem pode Consultar o centro de apoio do Novo Regime do Arrendamento Urbano?
Todos os cidadãos.
Quando se pode Consultar o centro de apoio do Novo Regime do Arrendamento Urbano?
A qualquer momento.
Onde se pode Consultar o centro de apoio do Novo Regime do Arrendamento Urbano?
Na sede (Av. Columbano Bordalo Pinheiro, nº 5, 1099-019 Lisboa), das 09:30 às 12:30h/14:30 às 17:00 (dias úteis).
Como se pode Consultar o centro de apoio do Novo Regime do Arrendamento Urbano?
A crescente procura de arrendamento em consequência da crise do mercado da construção e do imobiliário e a ausência de oferta de arrendamento a preços acessíveis, determinaram que a reforma do arrendamento urbano fosse assumida como um objetivo prioritário no domínio da habitação.
De facto, a reforma do arrendamento urbano de 2006 não conseguiu dar uma resposta suficiente aos principais problemas com que se debate o arrendamento urbano, especialmente os relacionados com os contratos com rendas anteriores a 1990, com a dificuldade de realização de obras de reabilitação em imóveis arrendados e com um complexo e moroso procedimento de despejo.
Nesse sentido, entrou em vigor no dia 12 de novembro de 2012, a Lei n.º 31/2012, de 14 de agosto, alterada pela Lei n.º 79/2014, de 19 de dezembro, e pela Lei n.º 43/2017, de 14 de junho, introduzindo várias medidas destinadas a dinamizar o mercado do arrendamento, de que se salientam:
Maior liberdade na estipulação da duração dos contratos pelas partes;
Maior relevo da negociação das partes na atualização das rendas antigas;
Redução na duração do período de transição dos contratos antigos para o novo regime;
Novo regime para a realização de obras em prédios antigos;
Procedimento especial de despejo.
Face à elevada sensibilidade que pode resultar da entrada em vigor do novo regime de arrendamento urbano, o IHRU entendeu promover a criação de um centro de apoio à aplicação da nova legislação, com o objetivo de prestar apoio às partes envolvidas no processo de negociação de atualização das rendas: senhorio e inquilino.
Pretende-se com este serviço de atendimento, dotar senhorios e inquilinos com as informações necessárias para o desenrolar de um processo negocial justo para ambos.
Se acabou de fazer um pedido de contacto, terá de esperar cerca de dois minutos até que seja possível enviar novo pedido
Estamos a processar o seu pedido...
Por favor, aguarde.
Assistente virtual
Olá, o meu nome é Sigma, assistente virtual do portal ePortugal. Para a/o ajudar a encontrar as informações e os serviços que procura, por favor utilize um destes browsers: Chrome Firefox Está a correr uma versão do Internet Explorer. Por favor utilize outro browser.
Contacto por e-mail
Vai ser encaminhada/o para o formulário de contactos do ePortugal.
Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa
política de privacidade.