Dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais

Anualmente são concedidos apoios financeiros à Edição nas seguintes áreas temáticas: Ensaio, Literatura e Cultura Africanas, Novos Autores Portugueses,  Dramaturgia Portuguesa Contemporânea, Clássicos e das Revistas Culturais.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal
  • Solicitar no Local

    Gratuito

    Para cada uma das áreas editoriais é realizado um concurso anual, divulgado através de anúncio público e dirigido às editoras nacionais

    Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

Quando se pode dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

  • Para cada uma das áreas editoriais é realizado um concurso anual, divulgado através de anúncio público e dirigido às editoras nacionais.
  • No caso do apoio à edição das obras clássicas da literatura portuguesa a regularidade do pedido é plurianual, sendo, simultaneamente divulgado o elenco das obras a editar com prioridade.

Onde dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

Quais os documentos e requisitos para dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

  • Apresentar projetos editoriais enquadráveis na respetiva área editorial e a formalização das respetivas candidaturas através de:

    • Requerimento preenchido em formulário próprio;
    • Quatro exemplares do texto integral da obra a publicar;
    • Certidão do registo comercial da entidade candidata;
    • Declaração assinada pelo representante legal da entidade candidata, sob compromisso de honra, de que tem a situação regularizada relativamente a dívidas por impostos ao Estado e a dívidas por contribuições para a segurança social.

Qual o preço para dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

  • É gratuito. 

Qual o prazo para dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

  • Abertura dos concursos relativos aos pedidos de apoio à edição de obras de ensaio e à edição de revistas culturais - último trimestre de cada ano.
  • Divulgação dos resultados - no final do primeiro trimestre de cada ano.
  • Abertura dos concursos relativos aos pedidos de apoio à edição de obras de novos autores portugueses e obras de dramaturgia portuguesa contemporânea - primeiro trimestre de cada ano.
  • Divulgação de Resultados - no final do primeiro semestre de cada ano.

Como dar apoio financeiro à Edição de Obras em diversas Áreas Temáticas e de Revistas Culturais?

Anualmente são concedidos apoios financeiros à Edição nas seguintes áreas temáticas: Ensaio, Literatura e Cultura Africanas, Novos Autores Portugueses, Dramaturgia Portuguesa Contemporânea, Clássicos e das Revistas Culturais.

A concessão dos apoios financeiros à Edição tem como objetivo contribuir para preservar, enriquecer e difundir o património bibliográfico português. A atribuição do apoio às entidades editoriais visa fomentar a publicação de obras que supram carências do património bibliográfico nacional e que contribuam para a diversificação da oferta cultural. Pretende, também, incentivar a edição de novos autores.

Os concursos referem-se ao Apoio à Edição de Obras dentro de cada uma das áreas temáticas identificadas, a saber: Ensaio, Literatura e Cultura Africanas, Novos Autores Portugueses, Dramaturgia Portuguesa Contemporânea, Clássicos da Literatura Portuguesa e Revistas Culturais. Todos os procedimentos necessários à concessão do apoio são assegurados pela Divisão de Apoio à Criação e Edição da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Qual a legislação de suporte?