Depósitos e depósitos combinados - obter informações sobre execução de ensaios por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG) realiza ensaios de depósitos e depósitos combinados fora do âmbito da certificação de produtos.

Os ensaios realizados pelo LNEG são feitos de acordo com as Normas Europeias EN ISO 9806, EN 12977-3, EN 12977-4 e EN 12976-2.

Ao realizar os ensaios, o LNEG também analisa a conformidade com os requisitos das Normas EN 12975-1 e EN 12976-1.

Para mais informações sobre a realização de ensaios a depósitos e depósitos combinados consulte o site do LNEG.

Entidades Competentes/Contactos

Qual o prazo para depósitos e depósitos combinados - obter informações sobre execução de ensaios por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

Os prazos para a realização dos ensaios estão dependentes do volume de trabalho existente no LNEG.

O tempo necessário para a realização dos ensaios depende das características do produto e do número de parâmetros a determinar. Existe um prazo mínimo de 1 mês para completar o ensaio.

Depois de agendar a realização dos ensaios, será acordada uma data para entregar os equipamentos ao LNEG.

Quais os documentos e requisitos para depósitos e depósitos combinados - obter informações sobre execução de ensaios por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

  • Para requerer a realização de ensaios de depósitos e depósitos combinados deve preencher, e enviar para o LNEG, o Formulário de pedido de ensaio.

    Pode enviar o formulário:

    • através do e-mail servicos.les@lneg.pt
    • por correio, para o Laboratório de Energia Solar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (Estrada do Paço do Lumiar, n.º 22, Edifício G - 1.º andar - 1649-038 Lisboa)

    O pedido de ensaio é concluído na data em que o LNEG receber o formulário devidamente preenchido.

Qual o preço para depósitos e depósitos combinados - obter informações sobre execução de ensaios por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

Os custos variam de acordo com o objetivo do ensaio e são definidos caso a caso, depois de analisada a informação prestada pelo requerente. Assim, é sempre necessário consultar o LNEG para saber o custo de cada ensaio.

A consulta e pedido de informações são gratuitos.

Pode consultar o LNEG para obter mais informações ou pedir orçamentos para a realização de ensaios através:

O LNEG não se responsabiliza por quaisquer custos de transporte ou outros (custos aduaneiros, por exemplo) associados à entrega das amostras para ensaio.