Desbloquear a Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) bloqueia temporariamente se introduzir o código PIN errado três vezes seguidas. Se insistir e continuar a marcar o PIN errado, a CMD irá bloquear de forma permanente após algumas tentativas.

A Chave Móvel Digital (CMD) irá bloquear também de forma permanente caso se engane três vezes seguidas a marcar o código de segurança que recebe em resposta, depois de introduzir o PIN.

Se a CMD ficou bloqueada ou se se esqueceu do código PIN da CMD, pode desbloqueá-la online no portal Autenticação.gov ou num balcão do Espaço Cidadão.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Quem pode desbloquear a Chave Móvel Digital

Qual o preço para desbloquear a Chave Móvel Digital?

É gratuito.

Como desbloquear a Chave Móvel Digital?

CMD bloqueada temporariamente

Se marcar o código PIN errado três vezes seguidas, a CMD irá bloquear temporariamente. Vai receber um SMS com essa informação e com o número de minutos que terá de aguardar até poder tentar de novo.

Basta esperar e marcar o PIN correto. A CMD estará a funcionar normalmente.

Se continuar a errar o PIN, o tempo de espera vai aumentar e após algumas tentativas a CMD irá bloquear de forma permanente.

CMD bloqueada de forma permanente

Se bloquear a CMD de forma permanente, já não vai ser possível esperar algum tempo até poder marcar o código PIN correto. Terá mesmo de desbloquear a CMD.


Pode desbloquear a CMD, quer esteja bloqueada de forma temporária ou permanente, das seguintes maneiras:

Desbloquear a Chave Móvel Digital na internet

Vai precisar de se autenticar com Cartão de Cidadão.

  1. Inicie sessão e entre na área reservada do portal autenticação.gov
  2. Escolha o separador “A Minha Chave Móvel Digital”
  3. Clique em “desbloquear”
  4. Vai-lhe ser pedido para escolher um novo código PIN para a CMD
  5. Receberá, de seguida, um código de segurança no telemóvel para validar a operação.

Desbloquear a Chave Móvel Digital num balcão de atendimento

Se não conseguir desbloquear a CMD pela internet, como indicado acima, dirija-se a um Espaço Cidadão. Leve consigo o documento de identificação associado à sua CMD e o telemóvel cujo número está associado à CMD.

Se quiser desbloquear a CMD de uma outra pessoa que seja menor de idade, não é necessário que a/o menor também se desloque ao balcão. Não se esqueça de levar consigo o documento de identificação associado à CMD da/o menor e o telemóvel cujo número está associado à CMD da/o menor.

Esqueceu-se do PIN da Chave Móvel Digital?

Qual a legislação de suporte?