Economia circular - obter informações sobre a execução de estudos, pareceres, consultoria e formação avançada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG) realiza estudos, pareceres, consultoria e formação avançada na área da economia circular para, por exemplo:

  • apoiar políticas públicas, incluindo a elaboração e implementação de estratégias, agendas de investigação, legislação nacional e atividades de normalização relacionadas com economia circular, conceção ecológica (ecodesign), educação ambiental e prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (em particular os ODS 9 e 12)
  • elaborar projetos de design de produtos e serviços segundo princípios de economia circular e sustentabilidade
  • apoiar o desenvolvimento de modelos de negócio circulares e sustentáveis (utilizando, por exemplo, o Business Model Canvas)
  • desenvolver ferramentas de apoio às organizações para integração da circularidade e sustentabilidade nas suas estratégias e práticas
  • avaliar o desempenho de produtos, processos e serviços com base na metodologia Valor Sustentável
  • avaliar a circularidade com uma perspetiva de ciclo de vida, aplicada a produtos, serviços e organizações
  • integrar a circularidade em sistemas de gestão organizacionais (sistemas de gestão ambiental segundo a ISO 14001 e implementação da circularidade segundo a BS 8001)
  • realizar formação avançada na área da economia circular, com uma forte abordagem prática, através da aplicação das metodologias, ferramentas e projetos desenvolvidos pelo LNEG.

Consulte o site do LNEG para saber mais sobre a realização de estudos, pareceres, consultoria e formação avançada na área economia circular.

Entidades Competentes/Contactos

Qual o prazo para economia circular - obter informações sobre a execução de estudos, pareceres, consultoria e formação avançada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

O prazo para a realização do serviço depende da complexidade do trabalho e é definido caso a caso, após o LNEG analisar a informação prestada pelo requerente.

Depois de pedir a realização do estudo, parecer, consultoria ou formação avançada na área da Economia Circular, o LNEG envia a calendarização para a realização do serviço.

Qual o preço para economia circular - obter informações sobre a execução de estudos, pareceres, consultoria e formação avançada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

Os custos variam de acordo com o serviço pretendido. Assim, é sempre necessário consultar o LNEG para saber o custo de cada serviço.

A consulta e pedido de informações são gratuitos.

Pode consultar o LNEG para obter mais informações ou pedir orçamentos para a realização de serviços através: