Energia eólica - obter informações sobre a execução de estudos, peritagens e pareceres na área da energia eólica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG) realiza estudos, peritagens e pareceres na área da energia eólica. Os principais serviços prestados pelo LNEG são:

  • avaliação do potencial energético do vento e cálculo da produção de turbinas e parques eólicos
  • desenvolvimento de atlas do potencial eólico
  • avaliação de desempenho de turbinas e parques eólicos (segundo o IEC 61400-12-1/2)
  • consultoria em energia eólica
  • apoio no desenvolvimento de tecnologia eólica e dimensionamento de sistemas eólicos ou híbridos
  • planeamento dos aproveitamentos da energia do vento à escala nacional, regional e local
  • seleção, instalação, manutenção e operação de mastros anemométricos ou meteorológicos, no âmbito de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Demonstração (I,D&D)
  • avaliação do potencial eólico em ambiente urbano ou de elevada complexidade e em alto-mar (offshore), com recurso a tecnologia de ponta na medição do vento. (anemómetros de ultrassons e sensores LiDAR, por exemplo).

Consulte o site do LNEG para saber mais sobre a realização de estudos, peritagens e pareceres na área da energia eólica.

Entidades Competentes/Contactos

Qual o prazo para energia eólica - obter informações sobre a execução de estudos, peritagens e pareceres na área da energia eólica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

O prazo para a realização do estudo, peritagem ou parecer, depende da complexidade do trabalho e é definido caso a caso, após o LNEG analisar a informação prestada pelo requerente.

Depois de fazer o pedido, o LNEG envia a calendarização dos trabalhos.

Qual o preço para energia eólica - obter informações sobre a execução de estudos, peritagens e pareceres na área da energia eólica por parte do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

Os custos variam de acordo com o tipo de serviço pretendido na área da energia eólica. Assim, é sempre necessário consultar o LNEG para saber o custo de cada serviço.

A consulta e pedido de informações são gratuitos.

Pode consultar o LNEG para obter mais informações ou pedir orçamentos para a realização de serviços através: