A Telemedicina consiste no uso integrado de sistemas de informação e comunicação para divulgar conhecimentos, prestar serviços à distância e permitir a comunicação entre profissionais não situados no mesmo lugar geográfico. A telemedicina facilita o contacto com os doentes e a colaboração entre as unidades de saúde.
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As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos. Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.
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Quem pode Obter informações sobre a Telemedicina?
Instituições de saúde.
Quando se pode Obter informações sobre a Telemedicina?
A qualquer momento, dentro do horário de atendimento.
Onde se pode Obter informações sobre a Telemedicina?
É possível recorrer à Telemedicina em:
Algarve
Hospitais:
Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE;
Hospital Distrital de Faro.
Centros de Saúde: urgências cardiológicas
Centro de Saúde Vila Real de Santo António;
Centro de Saúde de Albufeira.
Outras instituições:
Centro Regional de Saúde Pública;
Centro de Diagnóstico Pneumológico.
Serviços:
Videoconferência entre os Centros de Saúde (CS) e o Hospital Distrital de Faro (HDF);
Videoconferência entre o Serviço de Pediatria do HDF e os Hospitais da Universidade de Coimbra;
Videoconferência e transmissão de imagem de telemicroscópio entre o Serviço de Anatomia Patológica do HDF e o Hospital do Espírito Santo, de Évora;
Telemetria entre o Serviço de Cardiologia do HDF e os CS de Vila Real de Santo António e o de Albufeira.
Alentejo
Hospitais:
Hospital de Santa Luzia, de Elvas;
Hospital do Espírito Santo, de Évora;
Hospital José Joaquim Fernandes, de Beja;
Hospital Doutor José Maria Grande, de Portalegre;
Hospital de São Paulo, de Serpa.
Centros de Saúde:
Centro de Saúde de Castro Verde;
Centro de Saúde de Moura;
Centro de Saúde de Odemira;
Centro de Saúde do Alandroal;
Centro de Saúde de Estremoz;
Centro de Saúde de Montemor-o-Novo;
Centro de Saúde de Mora;
Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz;
Centro de Saúde de Vendas Novas;
Centro de Saúde de Vila Viçosa.
Serviços:
Telemedicina em Cardiologia;
Cirurgia Geral;
Cirurgia Pediátrica;
Dermatologia;
Diabetes;
Genética Médica;
Neuroradiologia;
Neurologia;
Oncologia Médica;
Pneumologia.
Centro
Hospitais:
Hospital Pediátrico de Coimbra;
Hospital Sousa Martins, da Guarda;
Hospital Distrital da Covilhã;
Hospital S. Sebastião, EPE, de Vila da Feira;
Hospital S. Teotónio, EPE, de Viseu;
Hospital Santo André, EPE, de Leiria;
Hospital Amato Lusitano, de Castelo Branco;
Hospital Infante D. Pedro, EPE, de Aveiro;
Hospital Distrital de Águeda.
Centros de Saúde:
Centro de Saúde de Albergaria;
Centro de Saúde de Arouca;
Centro de Saúde de Aveiro;
Centro de Saúde de Castelo de Paiva;
Centro de Saúde de Estarreja;
Centro de Saúde de Ílhavo;
Centro de Saúde de Murtosa;
Centro de Saúde de Ovar;
Centro de Saúde de Sever do Vouga;
Centro de Saúde de Vagos;
Centro de Saúde de Góis;
Centro de Saúde de Mira;
Centro de Saúde da Pampilhosa da Serra;
Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares;
Centro de Saúde de Aguiar da Beira;
Centro de Saúde de Fornos de Algodres;
Centro de Saúde de Gouveia;
Centro de Saúde de Meda;
Centro de Saúde de Pinhel;
Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa.
Estas instituições são algumas das que recorrem à telemedicina. Existem ainda outras instituições que praticam telemedicina nas regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo.
Qual o Preço para Obter informações sobre a Telemedicina?
É gratuito.
Como se pode Obter informações sobre a Telemedicina?
A Telemedicina pretende reduzir os esforços dos utentes e dos serviços de saúde e o recurso à urgência hospitalar, permitindo o diagnóstico e a prescrição terapêutica na hora. Estes sistemas de informação e comunicação diminuem as transferências e a realização de exames, melhorando, desta forma, o aproveitamento dos recursos existentes.
A nível dos custos, a Telemedicina tenta reduzir os gastos com exames, transporte de doentes e reembolsos a utentes.
Das vantagens, destaca-se a redução das desigualdades no acesso aos serviços, a prestação de mais serviços com menos recursos, a disseminação de conhecimentos e competências, o aumento da satisfação dos pacientes, o desenvolvimento de recursos de saúde integrados e o melhoramento da comunicação entre profissionais.
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