Obter informações sobre as contribuições para a Segurança Social – pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem

Informações e possibilidade de realizar online o pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Obter Agora
  • Sem filas
  • Gratuito
  • Entre os dias 10 e 20 do mês seguinte àquele a que diga respeito
Obter no Local

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Obter informações sobre as contribuições para a Segurança Social – pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem?

  • Entidade empregadora.

Quando se pode Obter informações sobre as contribuições para a Segurança Social – pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem?

  • O pagamento deve ser efetuado entre os dias 10 e 20 do mês seguinte àquele a que diga respeito.

Nota: Após este prazo a entidade empregadora fica sujeita a juros de mora e a uma contraordenação.

Onde se pode Obter informações sobre as contribuições para a Segurança Social – pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem?

Qual o Preço para Obter informações sobre as contribuições para a Segurança Social – pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem?

  • É gratuito. 

Como se pode Obter informações sobre as contribuições para a Segurança Social – pagamento de entidade empregadora por trabalhador por conta de outrem?

O montante das contribuições, é calculado: 

  • Em geral, pela aplicação de uma taxa contributiva à remuneração ilíquida devida em função do exercício da atividade profissional (base de incidência);
  • Pela aplicação de uma taxa contributiva a bases de incidência convencionais determinadas por referência ao valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). A atualização da base de incidência produz efeitos a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da publicação do diploma que definiu o respetivo valor.

As entidades empregadoras são responsáveis pelo pagamento das contribuições e das quotizações dos trabalhadores ao seu serviço.

As quotizações dos trabalhadores dizem respeito ao montante que a entidade empregadora descontou à respetiva remuneração de acordo com a taxa contributiva que lhes é aplicável.

Entidade responsável por este serviço