Pedir informações à Lisboagás

Através deste serviço, os cidadãos podem tomar conhecimento sobre as medidas de segurança referentes às instalações de gás, assim como os serviços de pagamento disponíveis.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas face ao estado atual do país.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Quem pode Pedir informações à Lisboagás?

Qualquer interessado

Quando se pode Pedir informações à Lisboagás?

A qualquer altura.

Onde se pode Pedir informações à Lisboagás?

Quais os documentos e requisitos para Pedir informações à Lisboagás?

Como se pode Pedir informações à Lisboagás?

O que é a “Conta Certa?”

A “Conta Certa” consiste no pagamento de uma mensalidade fixa, previamente acordada e calculada em função do valor das faturas do gás no ano anterior. Para os novos clientes a mensalidade é calculada com base num padrão de consumo. A duração do acordo é de 12 meses. Ao décimo segundo mês, é emitida uma fatura de acerto mediante a leitura real do contador. Para aderir à “Conta Certa” deverá ter pagamento por débito bancário;

Escalões de Tarifário

A Lisboagás disponibiliza três escalões tarifários para adequação dos consumos dos clientes do segmento doméstico de Gás Natural:

O 1.º escalão é adequado a consumos anuais até aos 200m3, com a utilização de um único gasodoméstico;
O 2.º escalão é adequado a consumos anuais entre os 201 e os 500m3 e com utilização de dois gasodomésticos;
O 3.º escalão é apropriado para consumos anuais entre os 501 e os 10.000m3 e regular utilização do Sistema de Aquecimento Central.

Para Clientes de Gás Propano no mesmo segmento existem três escalões tarifários com as mesmas caracteristicas. Para gás propano os consumos anuais no 1.º escalão situam-se entre os 0 e os 65m3; para o 2.º escalão entre os 66 e os 430m3 e para o 3.º escalão entre os 431 e os 4.300m3 anuais;

Reparações na sua Instalação de Gás

Se necessitar efetuar alguma reparação na sua instalação, contrate sempre um Técnico Credenciado de Gás. Poderá solicitar a indicação de técnicos e empresas credenciadas através da Direção Geral de Geologia e Energia pelos números 21 792 27 00 ou 21 792 28 00 ou via Internet. Efetuada a reparação, solicite ao Técnico Credenciado, o Termo de Responsabilidade da assistência efetuada.

Quando é necessário realizar uma inspeção às Instalações de Gás?

Devem realizar-se inspecções às instalações de gás, sempre que ocorra uma das seguintes situações:

Alterações no traçado, na secção ou na natureza da tubagem, nas partes comuns ou no interior dos fogos;
Quando é realizado novo contrato de fornecimento de gás;
Depois de reparada uma fuga. Neste caso, será necessário apresentar o Termo de Responsabilidade que atesta a reparação efetuada.

A Lisboagás oferece a possibilidade de marcação de visita conjunta entre uma Entidade Inspetora e um Técnico de gás. A inspeção é paga diretamente ao inspetor na altura da visita. As visitas com inspeção são realizadas mediante a disponibilidade das agendas dos inspetores.

Entidade responsável por este serviço