Pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão
As pessoas que não consigam deslocar-se podem recorrer ao serviço externo para pedir o Cartão de Cidadão em casa, no estabelecimento prisional ou no hospital onde estiverem.
Nestes casos, um trabalhador do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) desloca-se ao local onde está a pessoa para tratar aí do pedido, da renovação ou da entrega do Cartão de Cidadão.
Canais de atendimento
- Agendar agora Marque o serviço externo diretamente com o balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver.
Custo de chamada local
Como alternativa, envie um email para o balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver ou para o Serviço de Apoio ao Cidadão. -
Custo de chamada local
- Realizar no local Consulte o balcão de atendimento mais próximo do local onde estiver
Consulte os custos associados no campo 'Qual o preço'
Dentro do horário de funcionamento dos balcõesPesquise por um ponto de atendimento perto de si:
Quem pode pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?
Quais os documentos e requisitos para pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?
No momento da solicitação do Serviço Externo, a pessoa que faz o pedido deve indicar os seguintes dados:
- Nome completo do cidadão para quem é requisitado o serviço
- N.º de Cartão de Cidadão e data de validade
- Nome do representante legal (se aplicável)
- N.º de Cartão de Cidadão do representante legal (se aplicável)
- Morada completa onde se vai realizar o pedido
- Contacto(s)
- Endereço de email
- Tipo de serviço (se pedido, renovação ou entrega do Cartão de Cidadão)
- Motivo do pedido
- Dia preferencial para agendamento (a acordar com o Balcão de atendimento do IRN)
Qual o preço para pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?
Pedido ou renovação do cartão
Para fazer o pedido do Cartão de Cidadão através do serviço externo, além do valor que paga pela emissão ou renovação do cartão, vai pagar mais 40 € pelo serviço externo.
Entrega do cartão
Receber o Cartão de Cidadão através do serviço externo custa 40 €.
Este serviço é gratuito para algumas pessoas
O serviço externo é gratuito:
- para pessoas em situação de insuficiência económica comprovada
- para pessoas com 70 anos ou mais com mobilidade reduzida comprovada
- quando for pedido por um dirigente de um estabelecimento prisional
- quando for pedido por uma pessoa com dificuldades motoras por o balcão de atendimento mais próximo não ter condições de acessibilidade.
Meios de pagamento
- dinheiro
- cheque visado ou bancário, em euros, de uma conta em Portugal, passado à ordem do IRN, IP
- vale postal à ordem do IRN, IP.
Como pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?
Através da internet
Envie um email a pedir para marcar o serviço externo:
- diretamente para o balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver
- para o Serviço de Apoio ao Cidadão.
No local
Dirija-se ao balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver e marque o serviço externo.
Por telefone
Ligue e marque o serviço externo diretamente com o balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver