Pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão

As pessoas que não consigam deslocar-se podem recorrer ao serviço externo para pedir o Cartão de Cidadão em casa, no estabelecimento prisional ou no hospital onde estiverem.

Nestes casos, um trabalhador do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) desloca-se ao local onde está a pessoa para tratar aí do pedido, da renovação ou da entrega do Cartão de Cidadão.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Quem pode pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?

Quais os documentos e requisitos para pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?

No momento da solicitação do Serviço Externo, a pessoa que faz o pedido deve indicar os seguintes dados:

  • Nome completo do cidadão para quem é requisitado o serviço
  • N.º de Cartão de Cidadão e data de validade
  • Nome do representante legal (se aplicável)
  • N.º de Cartão de Cidadão do representante legal (se aplicável)
  • Morada completa onde se vai realizar o pedido
  • Contacto(s)
  • Endereço de email
  • Tipo de serviço (se pedido, renovação ou entrega do Cartão de Cidadão)
  • Motivo do pedido
  • Dia preferencial para agendamento (a acordar com o Balcão de atendimento do IRN)

Qual o preço para pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?

Pedido ou renovação do cartão

Para fazer o pedido do Cartão de Cidadão através do serviço externo, além do valor que paga pela emissão ou renovação do cartão, vai pagar mais 40 € pelo serviço externo.

Entrega do cartão

Receber o Cartão de Cidadão através do serviço externo custa 40 €.

Este serviço é gratuito para algumas pessoas

O serviço externo é gratuito:

  • para pessoas em situação de insuficiência económica comprovada
  • para pessoas com 70 anos ou mais com mobilidade reduzida comprovada
  • quando for pedido por um dirigente de um estabelecimento prisional
  • quando for pedido por uma pessoa com dificuldades motoras por o balcão de atendimento mais próximo não ter condições de acessibilidade.

Meios de pagamento

  • dinheiro
  • cheque visado ou bancário, em euros, de uma conta em Portugal, passado à ordem do IRN, IP
  • vale postal à ordem do IRN, IP.

Como pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão?

Através da internet

Envie um email a pedir para marcar o serviço externo:

No local

Dirija-se ao balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver e marque o serviço externo.

Por telefone

Ligue e marque o serviço externo diretamente com o balcão de atendimento mais próximo do local onde a pessoa estiver

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