Pedir um visto de residência ou estada temporária para o exercício de atividade profissional de espetáculos

Os vistos para o exercício de atividade profissional de espetáculos podem ser pedidos por artistas (atores, músicos ou bailarinos, por exemplo) ou trabalhadores de empresas promotoras ou organizadoras de espetáculos.

O visto de estada temporária permite a permanência em Portugal até um ano. O visto de residência permite a permanência em Portugal por um período superior a um ano.

Se quiser permanecer em Portugal apenas até 90 dias pode pedir um visto Schengen para efeitos de curta duração.

AVISO

De momento, o pedido online de vistos só está disponível para vistos nacionais, devido às restrições no contexto da pandemia da COVID-19.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Pedir online

Pedir presencialmente

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Pedir um visto de residência ou estada temporária para o exercício de atividade profissional de espetáculos?

  • Qualquer estrangeira/o que não seja nacional de um Estado-Membro da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu (EEE) ou da Suíça que queira permanecer em Portugal para exercer uma atividade artística (atores, músicos ou bailarinos, por exemplo) ou trabalhe para uma entidade promotora ou organizadora de espetáculos.

Onde se pode Pedir um visto de residência ou estada temporária para o exercício de atividade profissional de espetáculos?

Quais os documentos e requisitos para Pedir um visto de residência ou estada temporária para o exercício de atividade profissional de espetáculos?

Qual o Preço para Pedir um visto de residência ou estada temporária para o exercício de atividade profissional de espetáculos?

  • Visto de residência - 90€
  • Visto de estada temporária - 75€

Qual o Prazo para Pedir um visto de residência ou estada temporária para o exercício de atividade profissional de espetáculos?

O prazo para decisão sobre pedido de visto é de 30 dias (para vistos de residência e vistos de estada temporária).

Deve apresentar o pedido de visto com mais de 30 dias de antecedência à data em que pretende entrar em Portugal.

O visto de estada temporária permite a permanência em Portugal até um ano.

O visto de residência permite a permanência em Portugal por um período superior a um ano. A validade do visto de residência é definida de acordo com o objetivo e duração prevista da estadia em Portugal, pode ser definido com base num contrato de trabalho, por exemplo.

Entidade responsável por este serviço

Eventos de vida relacionados