Reclamar, sugerir ou elogiar sobre um serviço público
Sempre que alguém é atendido num serviço público, seja num balcão, online ou por telefone, essa pessoa tem o direito de reclamar, sugerir ou elogiar sobre esse serviço.
As reclamações, sugestões ou elogios são feitos no Livro Amarelo (Livro de Reclamações da Administração Pública).
Pode fazê-lo online no Livro Amarelo Eletrónico ou num balcão de atendimento, pedindo o Livro Amarelo em papel.
Canais de atendimento
Learn where you can carry out the service and what are the advantages of each channel
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Realizar agora
Faça o seu pedido através do Livro Amarelo Eletrónico
Gratuito
Autentique-se com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, ou introduza os seus dados manualmente
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Realizar no local
Peça o Livro Amarelo num balcão de atendimento da entidade sobre a qual quer fazer uma reclamação, sugestão ou elogio
Gratuito
Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:
Como se pode Reclamar, sugerir ou elogiar sobre um serviço público?
Online:
- Aceda ao Livro Amarelo Eletrónico (LAE).
- Utilize a caixa de pesquisa para procurar a entidade, local de atendimento ou serviço que utilizou.
- Na página de resultados de pesquisa, do lado esquerdo, existem vários filtros que ajudam a encontrar o que procura.
- Após selecionar o serviço, escolha se quer fazer uma reclamação, sugestão ou elogio.
- Preencha a informação pedida no formulário.
- Autentique-se com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, ou introduza os seus dados manualmente.
- Se tiver bilhete de identidade, introduza o número do bilhete de identidade no campo onde é pedido o número do Cartão de Cidadão.
- De seguida, se introduziu os seus dados manualmente, vai precisar de os validar através do e-mail que receber na sua caixa de e-mail, para avançar com o processo.
- Depois de validados os dados, será enviado para a sua caixa de e-mail um comprovativo da sua submissão. Conserve-o até que a entidade lhe envie uma resposta. Qualquer alteração ao processo será comunicada também por e-mail.
Se quiser, a sua reclamação pode ser anónima e a entidade a quem vai reclamar não vai ter acesso aos seus dados pessoais.
No local:
Peça o Livro Amarelo (Livro de Reclamações da Administração Pública) num balcão de atendimento da entidade sobre a qual quer fazer uma reclamação, sugestão ou elogio.
Quais os documentos e requisitos para Reclamar, sugerir ou elogiar sobre um serviço público?
Seja online ou em papel vai precisar de indicar o número do seu documento de identificação.
- Cartão de Cidadão ou bilhete de identidade para pessoas de cidadania portuguesa.
- Passaporte para pessoas estrangeiras.
Qual o preço para Reclamar, sugerir ou elogiar sobre um serviço público?
É gratuito, seja em papel ou online.
Qual o prazo para Reclamar, sugerir ou elogiar sobre um serviço público?
A entidade pública responsável sobre o serviço deve responder no prazo máximo de 15 dias úteis a contar da data da reclamação.
A resposta é sempre dada por e-mail, para o endereço eletrónico que indicar na sua reclamação, sugestão ou elogio.