Renovar o Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do cartão (exceto a morada). A renovação pode ser feita de três formas: automática, online ou presencialmente.

A renovação online do Cartão de Cidadão pode ser feita por quem tenha Cartão de Cidadão, com 25 anos ou mais de idade, desde que:

  • o cartão a renovar tiver validade de 5 anos
  • o Cartão de Cidadão ainda estiver válido ou caducado há menos de 30 dias
  • perdeu o Cartão de Cidadão ou se tiver sido destruído, roubado ou furtado e tiver cancelado o cartão através da internet.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Quando se pode renovar o Cartão de Cidadão?

A renovação tem que ser feita por todos os cidadãos (nacionais ou brasileiros) portadores de Cartão de Cidadão, em caso de:

  • fim de validade (a partir dos seis meses antes da data de fim da validade)
  • alteração de dados pessoais que constem do cartão (fotografia, apelidos, nomes, sexo, assinatura, filiação, nacionalidade)
  • perda, destruição, roubo ou furto
  • o chip do cartão estiver estragado
  • esquecimento dos códigos PIN* (excepto para cartões emitidos depois de 16/04/2018).

Nota: não é necessário renovar o cartão caso pretenda apenas alterar a morada ou se alterar o seu estado civil.

A renovação do Cartão de Cidadão demora, por norma, em média, 7 dias úteis até à disponibilização do novo cartão para levantamento. No entanto, é possível solicitar este serviço com caráter “urgente” e “extremo urgente”.

* No caso de cartões de cidadão emitidos depois de 16/04/2018 é possível recuperar os códigos PIN de morada, autenticação e de assinatura digital.

Qual a validade do Cartão de Cidadão?

O prazo de validade do Cartão de Cidadão depende da idade e da nacionalidade.

Pessoas com nacionalidade portuguesa:

  • Menores de 25 anos - Cartão de Cidadão válido por 5 anos
  • Maiores de 25 anos - Cartão de Cidadão válido por 10 anos (exceto os cartões emitidos após 13 de agosto de 2021, que caducam a 3 de agosto de 2031).

Pessoas com nacionalidade brasileira abrangidas pelo tratado de Porto Seguro:

  • Menores de 25 anos - igual ao cartão de residência, até um máximo de 5 anos
  • Maiores de 25 anos - o mesmo que o cartão de residência, até um máximo de 10 anos.

Como renovar o Cartão de Cidadão?

A renovação do Cartão de Cidadão pode ser feita de várias formas, mas existem requisitos diferentes para cada uma delas.

O Cartão de Cidadão pode ser renovado das seguintes formas:

  • Renovação automática do Cartão de Cidadão
  • Renovação online do Cartão de Cidadão
  • Renovação presencial do Cartão de Cidadão
  • Serviço externo para renovação do Cartão de Cidadão

Renovação automática do Cartão de Cidadão

O serviço de renovação automática do Cartão de Cidadão só se aplica às pessoas de cidadania portuguesa residentes em Portugal, com as seguintes condições:

  • tenham 25 anos ou mais
  • tenham o Cartão de Cidadão caducado, ou a caducar dentro de 60 dias, e ainda não tenham pedido a renovação por outra via (online ou presencial)
  • as impressões digitais e a fotografia da pessoa titular do cartão existirem no sistema dos serviços do Instituto dos Registos e Notariado (IRN)
  • não estejam sujeitas ao regime do maior acompanhado
  • não precisem de alterar o nome (a alteração do nome próprio tem de ser feita previamente, no processo de alteração de nome), assinatura, fotografia, morada ou contactos.

Quem tem o Cartão de Cidadão caducado ou a caducar, e ainda não tenha pedido a renovação, vai receber, por correio, uma carta PIN para fazer a renovação automática, sem alteração de dados. Caso tenha o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão, vai receber um SMS de CCIDADÃO a avisar que vai receber a carta PIN.

Desde julho de 2021, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) envia a carta PIN com os códigos do novo Cartão de Cidadão para casa da pessoa titular do cartão, 60 dias antes do fim da validade do documento. Caso não receba a carta PIN, pode pedir uma segunda via através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h).

A carta inclui uma referência de multibanco para o pagamento do serviço de renovação. Após o pagamento no prazo indicado, o novo Cartão de Cidadão será enviado para casa da pessoa titular. Se não fizer o pagamento dentro do prazo, o cartão não é emitido e vai ter de o renovar online ou presencialmente. 

Saiba mais sobre o serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio.

 

Renovação online do Cartão de Cidadão

Pessoas com cidadania portuguesa com 25 anos ou mais, que precisem de alterar os apelidos (caso estejam já previamente registados no assento de nascimento), morada e os contactos, poderão renovar o Cartão de Cidadão através da internet (ou num Espaço Cidadão), desde que se aplique uma das seguintes condições:

  • se a validade do cartão estiver quase a terminar ou se está caducado há menos de 30 dias
  • devido a perda, destruição, roubo ou furto (o cartão a ser substituído tem de ter prazo de validade superior a 60 dias. O novo cartão mantém a validade do cartão a ser substituído).
  • Se perdeu o Cartão de Cidadão ou se tiver sido destruído, roubado ou furtado, precisa cancelar o cartão antes de proceder à renovação através da internet. 

 

Para renovar o Cartão de Cidadão através da internet (ou num Espaço Cidadão) precisa de cumprir os seguintes requisitos:

  • as impressões digitais da pessoa titular existirem no sistema dos serviços do IRN
  • Cartão de Cidadão válido ou que tenha caducado há menos de 30 dias
  • autenticação feita através de Chave Móvel Digital ativa ou um Cartão de Cidadão dentro da validade (com os códigos PIN e um leitor de cartões smartcard).

Importante: se o Cartão de Cidadão estiver caducado há menos de 30 dias, só é possível realizar o serviço com uma Chave Móvel Digital que tenha sido ativada durante a vigência do Cartão de Cidadão. No caso de ter um Cartão de Cidadão caducado não conseguirá ativar a Chave Móvel Digital, pelo que necessita de se deslocar a uma Loja de Cidadão ou balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). 

 

Renovação presencial do Cartão de Cidadão

A renovação presencial do Cartão de Cidadão pode ser feita por qualquer pessoa titular do Cartão de Cidadão. Recomendamos que faça o agendamento através do portal de agendamento Siga, na aplicação Siga (Android/IOS), ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h). 

Em alguns balcões pode ser obrigatório o agendamento para renovar ou levantar o Cartão de Cidadão. Saiba quais são os balcões com atendimento exclusivo por marcação.

Pode pedir a renovação:

Caso receba duas cartas PIN, por já ter feito a renovação por outra via (online ou presencial), deve considerar apenas a carta PIN sem informação da referência multibanco e ignorar a carta da renovação automática. 

 

Serviço externo para renovação do Cartão de Cidadão

O serviço externo do Cartão de Cidadão é dirigido a pessoas com mobilidade reduzida, internadas ou presas, e que não podem deslocar-se fisicamente a um balcão ou que não tenham condições para renovar através da internet.

Uma pessoa representante do IRN desloca-se ao domicílio, hospital ou estabelecimento onde a pessoa titular do Cartão de Cidadão se encontra para tratar do pedido de renovação. 

Saiba como pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão

 

Qual o prazo para renovar o Cartão de Cidadão?

Quando a renovação é automática

Após a renovação automática do Cartão de Cidadão, e respetivo pagamento no prazo indicado, o cartão é enviado para o domicílio da pessoa titular.

Consulte o estado da renovação do seu cartão no portal da Justiça (disponível apenas para renovações automáticas).

Quando receber o cartão em casa, deverá apresentar um documento oficial com fotografia, como o Cartão de Cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução.

Caso não esteja em casa no momento da entrega, os CTT deixam-lhe na sua caixa de correio o aviso para que possa levantar o seu Cartão de Cidadão na loja CTT indicada no aviso.  Pode ainda utilizar o serviço SIGA dos CTT para escolher outras alternativas:

  • reagendar um novo pedido de entrega, numa data posterior, para a mesma morada
  • pedir a entrega numa nova morada
  • pedir o levantamento numa outra Loja CTT.

Saiba mais sobre o serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio, através dos CTT

Caso o cartão não seja levantado nos correios, este será enviado para o balcão do IRN indicado na carta PIN, onde poderá ser levantado. Recomendamos que faça o agendamento através do portal de agendamento Siga, na aplicação Siga (Android/IOS), ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h). 

Em alguns balcões pode ser obrigatório o agendamento para renovar ou levantar o Cartão de Cidadão. Saiba quais são os balcões com atendimento exclusivo por marcação.

Se, por alguma razão, precisar de alterar o local de levantamento do Cartão de Cidadão, deverá entrar em contacto com o IRN através de um dos seguintes meios:

  • balcão de Registos para onde o Cartão de Cidadão vai ser devolvido (informação está indicada na carta PIN), por telefone ou presencialmente
  • Linha Cartão de Cidadão (210 990 111), que funciona nos dias úteis, das 9h às 18h). 

Quando a renovação é feita online

Quando faz o pedido de renovação do Cartão de Cidadão online, pode escolher receber o documento no domicílio através dos CTT (mesmo procedimento de entrega das renovações automáticas) ou levantar num balcão dos Registos.

O prazo médio de entrega via CTT é de 30 dias. Se optar por levantar o Cartão de Cidadão presencialmente recomendamos que faça o agendamento através do portal de agendamento Siga, na aplicação Siga (Android/IOS), ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h). 

Em alguns balcões pode ser obrigatório o agendamento para renovar ou levantar o Cartão de Cidadão. Saiba quais são os balcões com atendimento exclusivo por marcação.

Quando a renovação é feita presencialmente

Caso a carta indique um balcão dos Registos para levantamento, deverá agendar o levantamento através do telefone (210 990 111, dias úteis, das 9h às 18h) ou via internet

Tem um ano para levantar o seu Cartão de Cidadão a contar da data do pedido. Após esse prazo não poderá levantar o cartão e terá de pedir um novo.

Prazos de entrega

Pedidos normais:

  • Portugal Continental, Açores (nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria), e Madeira - 7 dias úteis (em média)
  • Açores (nas ilhas da Graciosa, Corvo, São Jorge e Flores) e Europa - 9 dias úteis (em média)
  • Macau, Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela, África do Sul, Brasil, Austrália, Argentina, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia e Timor-Leste - 9 dias úteis (em média)
  • Resto do mundo - 11 dias úteis (em média).

Pedidos urgentes:

  • Portugal Continental - 3 dias úteis
  • Açores (nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria) e Madeira - 4 dias úteis
  • Açores (nas ilhas da Graciosa, Corvo, São Jorge e Flores) e Europa - 5 dias úteis
  • Resto do mundo - depende do país de destino.

Pedidos “extremo urgentes”

Serviço apenas disponível no Campus da Justiça, em Lisboa, e na Loja de Cidadão do Porto - cartões disponíveis no próprio dia do pedido ou no dia útil seguinte.

Ativar os certificados digitais do Cartão de Cidadão

Os certificados digitais do Cartão de Cidadão permitem à pessoa titular do cartão autenticar-se, realizar serviços através da Internet ou assinar documentos digitais.

Para usar estas funções do Cartão de Cidadão, precisa de um leitor de cartões smartcard e dos códigos PIN do cartão.

A ativação dos certificados de autenticação e da assinatura digital do Cartão de Cidadão é feita num balcão do Instituto dos Registos e do Notariado que trate de assuntos de Cartão de Cidadão

Saiba mais em Ativar os certificados de autenticação e assinatura digital do Cartão de Cidadão

Qual o preço para renovar o Cartão de Cidadão?

Os custos do serviço e a rapidez com que cada pedido é tratado, dependem do tipo de pedido e do local de levantamento do cartão.

Para renovação automática

A carta PIN da renovação automática contém uma referência Multibanco com validade de 60 dias. Pode fazer o pagamento no Multibanco ou em casa, através do seu homebanking, na opção Pagamento de serviços. O custo da renovação automática do Cartão de Cidadão é de 16,20 euros.

Se tiver o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão, vai receber um SMS de CCIDADÃO a confirmar o pagamento.

Se não fizer o pagamento dentro do prazo de 60 dias, o cartão não é emitido e vai ter de o renovar online ou presencialmente

Para pedidos online

Em caso de perda, destruição, roubo ou furto:

  • Se a validade do novo cartão for inferior a 5 anos, tem um custo de 13,50 € (18 € para levantamento no estrangeiro).
  • Se a validade do novo cartão for superior a 5 anos, tem um custo de 16,20 € (20,70 € para levantamento no estrangeiro).

Em caso de fim de validade, o novo cartão terá um custo de 16,20 € (20,70 € para levantamentos no estrangeiro).

Aos pedidos Urgentes e Extremo Urgentes efetuados através da renovação online, aplicam-se os preços do atendimento presencial.

Os pagamentos do serviço online são feitos através de referência multibanco. Se não fizer o pagamento no prazo de 3 dias seguidos, o cartão não é emitido e vai ter de fazer novo pedido de renovação online ou presencialmente.

No caso de cartões para levantamento no estrangeiro também é possível pagar com cartão de crédito (Visa ou Mastercard).

Para pedidos no atendimento presencial

Pedidos normais, com levantamento:

  • em Portugal - custo de 15 € para cartões com validade de 5 anos, e 18 € para cartões com validade de 10 anos
  • no estrangeiro - custo de 18 € para cartões com validade de 5 anos, e 23 € para cartões com validade de 10 anos.

Pedidos urgentes, com levantamento:

  • em Portugal - custo de 30 € para cartões com validade de 5 anos, e 33 € para cartões com validade de 10 anos
  • no estrangeiro - custo de 45 € para cartões com validade de 5 anos, e 48 € para cartões com validade de 10 anos.

Pedidos "extremo urgentes":

O serviço extremo urgente tem um custo de 50 € para cartões com validade de 5 anos, e 53 € para cartões com validade de 10 anos.

Nos pedidos do atendimento presencial pode pagar em dinheiro, multibanco, com cheque visado ou bancário de um banco com representação em Portugal ou com um vale postal à ordem do IRN, IP.

Renovação para menores e pessoas interditadas ou inabilitadas

Informações adicionais

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