Renovar o Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do Cartão (exceto a morada). Também precisa de o renovar se o Cartão for perdido, destruído, roubado ou furtado.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Renovar Online
  • Se o pedido de renovação for de um terceiro carregue aqui. Se for pelo próprio, selecione a opção ‘Renovar Agora’.

  • Consulte os custos do serviço no campo ‘Qual o preço’
  • Aceda ao portal ePortugal com o PIN da sua Chave Móvel Digital para preencher o formulário.

Renovar no Local
  • Dirija-se a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão ou, caso tenha mais de 25 anos, a um Espaço Cidadão (ver condições abaixo).

  • Consulte os custos do serviço no campo ‘Qual o preço’
  • Levante o seu Cartão de Cidadão quando receber a carta PIN com os códigos do Cartão.

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Renovar o Cartão de Cidadão?

Através da internet

  • Portugueses com mais de 25 anos com Cartão de Cidadão com validade superior a 60 dias que tenha sido:
    • perdido
    • destruído
    • roubado
    • furtado
    • Portugueses com mais de 60 anos cujo Cartão de Cidadão ainda esteja válido.

Em todos os casos, o pedido só pode ser feito através da internet se o IRN já tiver registado informaticamente as impressões digitais da pessoa que é titular do Cartão de Cidadão a renovar.

Se a pessoa que vai renovar o Cartão estiver interditada ou inabilitada, o pedido tem de ser feito pelo seu representante legal.​​​​​​​

No local

  • Qualquer portuguesa/ês.
  • Qualquer cidadã/ão brasileira/o a quem tenha sido atribuído o estatuto geral de igualdade de direitos e deveres previsto no Tratado de Porto Seguro de 2000.

Esta renovação deve ser feita:

  • se alterar qualquer um dos dados visíveis no Cartão (por exemplo, nome próprio ou apelidos, filiação, nacionalidade, sexo, fotografia, assinatura)
  • se o Cartão estiver a perder a validade
  • se o Cartão de Cidadão se perder, for destruído ou roubado
  • se perder a carta com os códigos PIN depois de ter levantado o Cartão e ele tiver sido pedido antes de 16 de abril de 2018. Se o Cartão tiver sido pedido depois dessa data, pode recuperar os códigos PIN num balcão de atendimento do Cartão de Cidadão.

Onde se pode Renovar o Cartão de Cidadão?

Qual o Preço para Renovar o Cartão de Cidadão?

No local

O preço varia consoante a validade do Cartão, a urgência do pedido e o local onde vai levantar o Cartão de Cidadão (em Portugal ou no estrangeiro).

Entrega do Cartão

Tempo de espera

Preço

Validade até 5 anos

Validade superior a 5 anos

em Portugal

normal (7 dias úteis, em média)

15 €

18 €

urgente (3 dias úteis)

30 €

33 €

extremo urgente (no próprio dia do pedido ou no dia útil seguinte)

50 €

53 €

no estrangeiro

normal

20 €

23 €

urgente

45 €

48 €

Pode pagar em dinheiro, multibanco, com cheque visado ou bancário de um banco com representação em Portugal ou com um vale postal à ordem do IRN, IP.

Através da internet

O preço varia consoante a validade do Cartão, a urgência do pedido e o local onde vai levantar o Cartão de Cidadão (em Portugal ou no estrangeiro).

Entrega do Cartão

Validade

Preço

em Portugal

até 5 anos

13,50 €

mais de 5 anos

16,20 €

no estrangeiro

até 5 anos

18 €

mais de 5 anos

20,70 €

Pode pagar no multibanco ou no site do seu banco, usando a referência que recebe quando faz o pedido de renovação.

Validade do Cartão de Cidadão

Pedidos  de:

Validade do cartão

Portugueses

até 25 anos

5 anos

com mais de 25 anos

10 anos

Brasileiros abrangidos pelo tratado de Porto Seguro

até 25 anos

igual à do cartão de residência

(máximo 5 anos)

com mais de 25 anos

igual à do cartão de residência

(máximo 10 anos)

Como se pode Renovar o Cartão de Cidadão?

Através da internet

  • Se tiver 25 anos ou mais e se perdeu o Cartão de Cidadão ou se tiver sido destruído, roubado, furtado ou perdido, siga os seguintes passos:
  1. Cancele o Cartão de Cidadão que vai renovar, caso ainda não o tenha cancelado.
  2. Aceda ao serviço de renovação do Cartão de Cidadão do portal ePortugal:
  1. Autentique-se com o PIN da sua Chave Móvel Digital. Se for um tutor ou curador a fazer o pedido, pode autenticar-se com o seu Cartão de Cidadão.
  2. Preencha o formulário.
  3. Escolha o balcão de atendimento onde quer levantar o Cartão (o Cartão tem de ser levantado pelo seu titular pessoalmente).

Se pedir a renovação online do Cartão de Cidadão porque o perdeu, porque foi destruído, roubado ou furtado, o novo Cartão que for emitido terá a mesma data de validade do anterior.

  • Se tiver 60 anos ou mais e o Cartão de Cidadão estiver perto do fim da data de validade, siga os seguintes passos:
  1. Aceda ao serviço de renovação do Cartão de Cidadão:
  1. Autentique-se com o PIN da sua Chave Móvel Digital ou com o PIN do seu Cartão de Cidadão. Para a autenticação com o Cartão de Cidadão precisa ainda de um leitor de cartões e de instalar a aplicação do Cartão de Cidadão no seu computador.
  2. Preencha o formulário.
  3. Escolha o balcão de atendimento onde quer levantar o Cartão (o Cartão tem de ser levantado pelo seu titular pessoalmente).

 

No local

Dirija-se a um dos pontos de atendimento que disponibilizam este serviço e faça o pedido.

A renovação no local é a única disponível para quem não reúne as condições especiais para fazer a renovação online.

Pode levantar o Cartão quando receber a carta PIN com os códigos do Cartão

Para levantar o Cartão, precisa de apresentar a carta PIN (a carta com os códigos para usar o Cartão). Esta carta é enviada para a morada que indicar, quando o seu pedido estiver tratado. A rapidez com que o pedido é tratado depende da urgência do pedido.

Vai precisar de definir a urgência do pedido e onde quer levantar o Cartão

O preço do Cartão vai variar consoante o prazo de validade, a urgência do pedido (normal, urgente, extremo-urgente) e o local onde vai levantar o Cartão (em Portugal ou no estrangeiro).

Tipo de pedido

Entrega da carta com os códigos PIN em

Tempo de espera (em média)

Normal

Portugal continental

8 dias úteis

Faial, Pico, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo

9 dias úteis

Europa

Macau, Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela, África do Sul, Brasil, Austrália, Argentina, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia e Timor-Leste

Resto do mundo

11 dias úteis

Urgente

Portugal continental

3 dias úteis

Madeira, São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria

4 dias úteis

Graciosa, Corvo, São Jorge e Flores

5 dias úteis

Europa

5 dias úteis

Resto do mundo  7 dias úteis
Extremo  Urgente  Portugal (balcão do Departamento de Identificação Civil do Campus da Justiça, em Lisboa) no próprio dia ou no dia útil seguinte

Entidade responsável por este serviço

Guias práticos