Renovar o Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do Cartão (exceto a morada). Também precisa de o renovar se o Cartão for roubado, perdido ou destruído. 

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Renovar Online
  • Se o pedido de renovação for de um terceiro carregue aqui. Se for pelo próprio, selecione a opção ‘Renovar Agora’

  • Consulte os custos do serviço no campo ‘Qual o preço’
  • Aceda ao portal ePortugal com o PIN da sua Chave Móvel Digital para preencher o formulário

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Renovar no Local
  • Dirija-se a um Espaço Cidadão ou a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão

  • Consulte os custos do serviço no campo ‘Qual o preço’
  • Levante o seu Cartão de Cidadão quando receber a carta PIN com os códigos do Cartão

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Renovar o Cartão de Cidadão?

Através da internet

  • Portugueses com mais de 25 anos com Cartão de Cidadão com validade superior a 60 dias que tenha sido:
    • perdido
    • destruído
    • roubado
    • furtado
  • Portugueses com mais de 60 anos cujo Cartão de Cidadão ainda esteja válido.

 

Em todos os casos, o pedido só pode ser feito através da internet se o IRN já tiver registado informaticamente as impressões digitais da pessoa que é titular do Cartão de Cidadão a renovar.

Se a pessoa que vai renovar o Cartão estiver interditada ou inabilitada, o pedido tem de ser feito pelo seu representante legal.

 

No local

  • Qualquer portuguesa/ês
  • Qualquer cidadã/ão brasileira/o a quem tenha sido atribuído o estatuto geral de igualdade de direitos e deveres previsto no Tratado de Porto Seguro de 2000

 

Esta renovação deve ser feita:

  • se alterar qualquer um dos dados visíveis no Cartão (por exemplo, nome próprio ou apelidos, filiação, nacionalidade, sexo, fotografia, assinatura);
  • se o Cartão estiver a perder a validade
  • se o Cartão de Cidadão se perder, for destruído ou roubado
  • se perder a carta com os códigos PIN depois de ter levantado o Cartão e ele tiver sido pedido antes de 16 de abril de 2018. Se o Cartão tiver sido pedido depois dessa data, pode recuperar os códigos PIN num balcão de atendimento do Cartão de Cidadão

Onde se pode Renovar o Cartão de Cidadão?

Qual o Preço para Renovar o Cartão de Cidadão?

No local

O preço varia consoante a validade do Cartão, a urgência do pedido e o local onde vai levantar o Cartão de Cidadão (em Portugal ou no estrangeiro).

Entrega do Cartão

Tempo de espera

Preço

Validade até 5 anos

Validade superior a 5 anos

em Portugal

normal (7 dias úteis, em média)

15 €

18 €

urgente (3 dias úteis)

30 €

33 €

extremo urgente (no próprio dia do pedido ou no dia útil seguinte)

50 €

53 €

no estrangeiro

normal

20 €

23 €

urgente

45 €

48 €

 

Pode pagar em dinheiro, multibanco, com cheque visado ou bancário de um banco com representação em Portugal ou com um vale postal à ordem do IRN, IP.

 

Através da internet

O preço varia consoante a validade do Cartão, a urgência do pedido e o local onde vai levantar o Cartão de Cidadão (em Portugal ou no estrangeiro).

Entrega do Cartão

Validade

Preço

em Portugal

até 5 anos

13,50 €

mais de 5 anos

16,20 €

no estrangeiro

até 5 anos

18 €

mais de 5 anos

20,70 €

 

Pode pagar no multibanco ou no site do seu banco, usando a referência que recebe quando faz o pedido de renovação.

 

Validade do Cartão de Cidadão

Pedidos  de:

Validade do cartão

Portugueses

até 25 anos

5 anos

com mais de 25 anos

10 anos

Brasileiros abrangidos pelo tratado de Porto Seguro

até 25 anos

igual à do cartão de residência

(máximo 5 anos)

com mais de 25 anos

igual à do cartão de residência

(máximo 10 anos)

Como se pode Renovar o Cartão de Cidadão?

Através da internet

  1. Cancele o Cartão de Cidadão que vai renovar, caso ele tenha sido perdido, destruído ou roubado e ainda não o tenha cancelado
  2. Aceda ao serviço de renovação do Cartão de Cidadão do portal ePortugal.
    1. Renovação online pelo próprio
    2. Renovação online para terceiro
  3. Autentique-se com o PIN da sua Chave Móvel Digital. Se for um tutor ou curador a fazer o pedido, pode autenticar-se com o Cartão de Cidadão.
  4. Preencha o formulário.
  5. Escolha o balcão de atendimento onde quer levantar o Cartão (o Cartão tem de ser levantado pelo seu titular pessoalmente).

 

No local

Dirija-se a um dos pontos de atendimento que disponibilizam este serviço e faça o pedido.

 

A renovação no local é a única disponível para quem não reúne as condições especiais para fazer a renovação online.

 

Pode levantar o Cartão quando receber a carta PIN com os códigos do Cartão

Para levantar o Cartão, precisa de apresentar a carta PIN (a carta com os códigos para usar o Cartão). Esta carta é enviada para a morada que indicar, quando o seu pedido estiver tratado. A rapidez com que o pedido é tratado depende da urgência do pedido.

 

Vai precisar de definir a urgência do pedido e onde quer levantar o Cartão

O preço do Cartão vai variar consoante o prazo de validade, a urgência do pedido (normal, urgente, extremo-urgente) e o local onde vai levantar o Cartão (em Portugal ou no estrangeiro).

 

Tipo de pedido

Entrega da carta com os códigos PIN em

Tempo de espera (em média)

Normal

Portugal continental

8 dias úteis

Faial, Pico, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo

9 dias úteis

Europa

Macau, Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela, África do Sul, Brasil, Austrália, Argentina, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia e Timor-Leste

Resto do mundo

11 dias úteis

Urgente

Portugal continental

3 dias úteis

Madeira, São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria

4 dias úteis

Graciosa, Corvo, São Jorge e Flores

5 dias úteis

Europa

5 dias úteis

Resto do mundo  7 dias úteis
Extremo  Urgente  Portugal (balcão do Departamento de Identificação Civil do Campus da Justiça, em Lisboa) no próprio dia ou no dia útil seguinte

 

Entidade responsável por este serviço

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