Entregar a declaração do IRS

As pessoas que obtêm rendimentos têm de entregar, todos os anos, uma declaração do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).

A declaração é entregue online no Portal das Finanças (AT) entre abril e junho. Se precisar de ajuda a preencher a declaração, pode ir a um dos Espaços Cidadão, Balcões das Finanças ou Juntas de Freguesia que dão apoio a preencher o IRS. Descarregue esta lista para saber quais os balcões onde pode pedir apoio.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Quem pode entregar a declaração do IRS?

Quando se pode entregar a declaração do IRS?

Entre 1 de abril e 30 de junho, do ano seguinte ao da obtenção dos rendimentos (por exemplo, a declaração dos rendimentos de 2023 tem de ser entregue entre 1 de abril e 30 de junho de 2024).

Quais os documentos e requisitos para entregar a declaração do IRS?

Para entregar a declaração de IRS vai precisar do seu Número de Identificação Fiscal e senha de acesso ao Portal das Finanças.

Se entregar o seu IRS em conjunto com outras pessoas (por exemplo, esposa/o ou filha/os), precisa de ter consigo os dados de autenticação de todos.

Qual o preço para entregar a declaração do IRS?

É gratuito.

Como entregar a declaração do IRS?

A entrega da declaração tem de ser feita obrigatoriamente através da internet, no Portal das Finanças. Na maioria dos casos, pré-preenchida automaticamente pelas Finanças e só tem de a submeter. Verifique sempre os valores antes de submeter a sua declaração.

Se precisar de ajuda a preencher a declaração, pode ir a um dos Espaços Cidadão, balcão das Finanças ou Junta de Freguesia que dão apoio a preencher o IRS. Descarregue esta lista para saber quais os balcões onde pode pedir apoio.

Antes de entregar a declaração, pode sempre fazer uma simulação do valor que tem a pagar ou a receber.

Entregar a declaração de IRS no Portal das Finanças

  1. Aceda à página de Entregar Declaração de IRS no Portal das Finanças
  2. Autentique-se
  3. Escolha “Entregar a 1.ª declaração e declarações de substituição".

Caso vá a um balcão pedir ajuda no preenchimento da declaração, leve a senha das finanças e, se entregar o IRS em conjunto, leve também as senhas dessas pessoas.