Submeter a candidatura da Internacionalização da I&D

Apoiar a internacionalização da I&D através do estímulo à participação das empresas e das restantes entidades do Sistema de I&I em programas europeus de investigação e inovação, em particular o Horizonte 2020.

Submeter online
  • Sem filas.
  • Gratuito.
  • A qualquer momento.

Quem pode Submeter a candidatura da Internacionalização da I&D?

  • Empresas.

  • Entidades não empresariais do Sistema de I&I.

Quando se pode Submeter a candidatura da Internacionalização da I&D?

A qualquer momento.

Mais informação disponível na Internet.

Onde se pode Submeter a candidatura da Internacionalização da I&D?

Como se pode Submeter a candidatura da Internacionalização da I&D?

A internacionalização da I&D visa aumentar a capacidade concorrencial das empresas e das restantes entidades do Sistema de I&I, estimulando a participação em programas europeus de investigação e inovação, em particular o Horizonte 2020.

As linhas de financiamento do Programa Europeu - Horizonte 2020, desenvolvem-se em torno de 3 pilares: Excelência da Ciência, a Liderança Industrial e os Desafios Societais.

Consideram-se também especificamente elegíveis candidaturas aos programas delegados pela Comissão Europeia no âmbito do H2020, nomeadamente ao abrigo dos artigos 185 (AAL,EMPIR, EDCTP e EUROSTARS) e 187 (Iniciativas Tecnológicas Conjuntas e ERA-NETs), bem como programas financiados pelo H2020 fora dos três pilares indicados: EIT, EURATOM, Ciência com e para a Sociedade (Swafs) e Alargar a Participação (Widening).

É obrigatório que as candidaturas de “Internacionalização de I&D” sejam submetidas antes do início da preparação das propostas a submeter ao H2020, pois só são elegíveis despesas realizadas depois da candidatura estar submetida no âmbito do PT2020.

A internacionalização das empresas e das entidades não empresariais do Sistema de I&I representa um desafio tendo em vista dar resposta a acrescidos desafios científicos e tecnológicos de diferentes domínios prioritários de Investigação e Inovação.

Entidade responsável por este serviço