Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira

Neste balcão pode pedir a substituição de documentos, devido a perda, roubo, furto ou alteração dos seus dados pessoais (nome e morada).

 

Para usar este balcão, precisa de agendar o atendimento e de tratar, pelo menos, de dois destes documentos: cartão de cidadão, carta de condução, documento único automóvel, cartão da ADSE e cartão do ACP.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Agendar por telefone
  • O atendimento funciona nos dias úteis das 09:00h às 18:00h e sábados das 09:00h às 15:30h

     

     

  • Custo de chamada local
  • Pode também agendar através do e-mail info.cidadao@ama.pt

Quem pode Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, portuguesa e que resida em Portugal.

Quando se pode Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Se precisar de substituir, pelo menos, dois dos seguintes documentos, devido a perda, roubo ou alteração dos seus dados pessoais (nome e morada):

  • cartão de cidadão
  • documento único automóvel
  • carta de condução
  • cartão de beneficiário da ADSE
  • cartão de sócio do ACP.

 

Apesar de serem tratados no mesmo balcão, os documentos são:

  • enviados pelas entidades que os emitem para a sua morada (exceto o cartão de cidadão, que tem de ser levantado presencialmente no local que escolher quando o fizer)
  • entregues dentro dos prazos decididos por cada uma dessas entidades.

 

Perdeu ou roubaram-lhe o cartão de cidadão?

Por motivos de segurança, aconselhamos que cancele o cartão antes de ir ao balcão. Pode fazê-lo através da internet, num posto de atendimento do cartão de cidadão ou através do número (+351) 211 950 500.

 

Vai tratar da carta de condução?

Se for ao balcão tratar deste documento, tenha em atenção que:

  • pode alterar o nome ou pedir a 2.ª via (nunca é possível fazer os dois pedidos em simultâneo)
  • a morada deixou de fazer parte da carta de condução e já não é um dado que possa ser alterado (para mais informação consulte o site do IMT)
  • se a substituição for devido a perda ou roubo, é-lhe emitida uma 2.ª via igual à anterior (no balcão, não é possível acumular o pedido de 2.ª via com pedido de alteração de nome e/ou de revalidação por idade)
  • a guia que lhe é entregue no balcão permite-lhe conduzir (enquanto for válida).

 

Vai tratar do documento único automóvel?

Se for ao balcão tratar deste documento, tenha em atenção que:

  • só pode tratar deste documento se o veículo estiver em seu nome
  • se também perdeu ou lhe roubaram o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade, para tratar do documento único automóvel precisa de apresentar um documento de identificação alternativo e válido (passaporte ou carta de condução). Se não tiver nenhum destes documentos quando for ao balcão, o pedido fica pendente e terá de voltar uma segunda vez, para concluir o pedido, quando tiver o seu novo cartão de cidadão.

Onde se pode Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Quais os documentos e requisitos para Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Apenas precisa de indicar o seu número de contribuinte + os documentos ou elementos abaixo indicados que se apliquem ao seu caso:

Precisa de apresentar provas complementares para atestar a identidade, escolhendo uma das opções abaixo:

 

Opção

Como funciona

Leve um documento identificação seu

Leve um destes documentos:

carta de condução;

passaporte português (pode estar caducado);

passaporte estrangeiro;

bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau;

Leve um documento de identificação de dois familiares

Leve um documento de identificação de duas pessoas que sejam suas familiares diretas (pai, mãe, irmãos, avós, mulher/marido, netas/os ou filhas/os) e maiores de 18 anos.

 

Os documentos podem ser:

cartão de cidadão;

bilhete de identidade;

carta de condução;

passaporte português (pode estar caducado);

passaporte estrangeiro;

bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau;

Vá acompanhada/o de uma pessoa que seja sua familiar

Vá acompanhada/o de uma pessoa que seja sua familiar direta (pai, mãe, irmãos, avós, mulher/marido, netas/os ou filhas/os) e maior de 18 anos.

 

A/o familiar que for consigo tem de se identificar com um destes documentos:

cartão de cidadão;

bilhete de identidade;

carta de condução;

passaporte português (pode estar caducado);

passaporte estrangeiro;

bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau;

Vá acompanhada/o de duas testemunhas

Vá acompanhada/o de duas testemunhas, que têm de se identificar com um destes documentos:

cartão de cidadão;

bilhete de identidade;

carta de condução;

passaporte português (pode estar caducado);

passaporte estrangeiro;

bilhete de identidade estrangeiro ou de Macau;

 

As testemunhas não podem ser familiares diretas uma da outra (pai, mãe, irmãos, avós, mulher/marido, netas/os ou filhas/os).

 

Se também perdeu ou lhe roubaram o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade, para tratar do documento único automóvel precisa de apresentar um documento de identificação alternativo e válido (passaporte ou carta de condução). Se não tiver nenhum destes documentos quando for ao balcão, o pedido fica pendente e terá de voltar uma segunda vez, para concluir o pedido, quando tiver o seu novo cartão de cidadão.

Para substituir documentos devido a perda ou roubo

  • Se perdeu ou lhe roubaram o bilhete de identidade
  • Se perdeu ou lhe roubaram o documento único automóvel
  • Apenas precisa de levar consigo o documento original que quer alterar.

 

Para alterar o nome ou morada dos documentos

  • Se for substituir a carta de condução e estiver na data da revalidação por idade, precisa de tratar de alguns documentos antes de ir ao Balcão Perdi a Carteira. Consulte a informação sobre revalidação da carta de condução para saber os documentos que se aplicam à sua situação.

Qual o Preço para Substituir documentos no Balcão Perdi a Carteira?

Documento

Substituição por perda ou roubo

Substituição por alteração de dados

Cartão de cidadão

Menores de 25 anos: 15 €

Maiores de 25 anos: 18 €

 

Alteração de nome:

  • Menores de 25 anos: 15 €
  • Maiores de 25 anos: 18 €

 

Alteração de morada: 3 €

Documento único automóvel

30 €

Alteração de nome: 35 €

Alteração de morada: 35 €

 

Alteração de morada e nome: 35 € nos primeiros 60 dias após o ato que deu origem à alteração (após esse prazo, o custo passa a ser de 70 €).

Carta de condução

Menores de 70 anos: 30 €

Maiores de 70 anos: 15 €

 

Alteração de nome: 30 €

Cartão de beneficiário da ADSE

1,25 €

Gratuito

Cartão de sócio do ACP

3,50 €

Gratuito

 

Meios de pagamento

  • Em dinheiro

Entidade responsável por este serviço