Filmar em Portugal

Para filmar em Portugal, quer seja uma produção nacional ou estrangeira, poderá ser necessário um conjunto de procedimentos administrativos, seja de licenciamento, de autorização ou de comunicação prévia.  

Nesta página tem acesso a um simulador, uma ferramenta que o ajuda a obter a informação que necessita para Filmar em Portugal. 

No simulador, ao selecionar as opções pretendidas terá acesso a dados e contactos sobre vários serviços e entidades necessários para filmagens em território nacional, de modo a facilitar o processo de autorização de filmagens. 

Em alternativa, pode escolher diretamente o serviço pretendido no final desta página.

Pessoa a filmar cena de documentário

O que precisa de saber


Formas geométricas - círculo, quadrado, triângulo e losango

Autorizações e Licenças

Para filmar em Portugal precisa de autorizações, licenças ou pareceres.

Faça a simulação para saber o que necessita (temporariamente indisponível).

Formas geométricas - círculo, quadrado, triângulo e losango

Portugal Film Commission

Entre em contacto com a Portugal Film Commission (PFC), para esclarecer dúvidas relacionadas com a simulação realizada, ou para obter informações adicionais para a produção em território nacional. No site da PFC encontrará ainda outros serviços, tais como um production guide um location guide, ou os apoios financeiros existentes.

Simulador


Aceder ao Simulador (Está a ser desenvolvido um novo simulador para Filmar em Portugal).

Serviços


Para filmar em Portugal pode precisar de pedir licenças, autorizações ou fazer comunicações prévias. Abaixo encontra uma lista de serviços que podem ser necessários para proceder à captura de imagens, sejam elas filmagens ou fotografias. Existem também outros procedimentos que podem ser necessários e que não estão diretamente relacionados com filmagens.

Vistos e procedimentos aduaneiros

Apoios e incentivos

Autorizações e licenças

O tipo de autorização para filmar em locais históricos ou património cultural varia consoante a entidade responsável. Consulte esta lista de monumentos para saber se o espaço onde pretende filmar (pdf) é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) ou de uma Direção Regional da Cultura (DRC).

Outras autorizações  licenças