Portal do SNS terá autenticação exclusiva com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão

09.05.2019 | AMA

Se ainda não ativou a sua Chave Móvel Digital saiba que este é o momento certo para o fazer. A partir do dia 20 de maio a autenticação no Portal do Serviço Nacional de Saúde passará a ser feita exclusivamente através da Chave Móvel Digital ou do PIN de autenticação do Cartão de Cidadão.

Ao ativar a Chave Móvel Digital, o acesso à área reservada do SNS passará a ser feito através do número de telemóvel e de um PIN numérico de quatro dígitos . Este procedimento dispensa o leitor de cartões e permite, também, assinar de forma qualificada um documento PDF. 

O Portal do Serviço Nacional de Saúde apresenta múltiplas funcionalidades, permitindo ao cidadão realizar, por exemplo, o pedido de isenção da taxa moderadora, marcação de consultas, renovação de medicação crónica, monitorização da sua saúde, aceder ao boletim de vacinas e consultar as guias de tratamento num formato eletrónico.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde são responsáveis por inúmeras aplicações, tais como, MySNS Carteira, MySNS Tempos e Prescrição Eletrónica Médica Móvel. Todas elas disponibilizam a autenticação via Chave Móvel Digital.

Para saber mais, vá a autenticação.gov.pt.