Abertos novos concursos para 102 casas de renda acessível

06.02.2024

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) abriu novos concursos para o arrendamento de 102 casas de renda acessível em 18 concelhos. 

Os concursos permitirão atribuir, por sorteio, habitações de tipologias T1 a T5, em Almada, Amadora, Aveiro, Entroncamento, Fafe, Figueira da Foz, Gondomar, Lisboa, Oeiras, Paredes, Ponte da Barca, Porto, Santiago do Cacém, Seixal, Setúbal, Sintra, Valongo e Vila Nova de Gaia. 

Os contratos de arrendamento destes concursos destinam-se à habitação permanente dos agregados habitacionais, cuja taxa de esforço com a renda não seja superior a 35%. 

As habitações serão sorteadas de entre as pessoas e agregados familiares que apresentem candidatura na Plataforma IHRU Arrenda até ao dia 18 de março, desde que preencham as condições de elegibilidade dos Programas e os requisitos do Aviso de cada concurso. 

No âmbito dos concursos do Programa Arrendar para Subarrendar é dada prioridade aos agregados com idade até aos 35 anos, famílias monoparentais ou famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses anteriores ou do mesmo período homólogo do ano anterior. 

Estes concursos foram criados no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento e do novo Programa Arrendar para Subarrendar.

Os interessados podem encontrar toda a informação sobre os concursos na Plataforma IHRU Arrenda.

Fonte: Portal do Governo