Nova geração de serviços públicos e Cartão de Cidadão renovado

15.03.2024

O Governo apresentou hoje, dia 15 de março, o novo modelo de atendimento para facilitar e agilizar o contacto dos cidadãos com o Estado. Uma "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados", que traz também um Cartão de Cidadão com uma nova imagem. O evento decorreu no Terminal de Cruzeiros de Lisboa e foi promovido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA). 

O objetivo deste novo modelo de atendimento é que a experiência de contacto com os serviços do Estado passe a ter um ponto único, capaz de dar resposta a várias questões de diversas entidades públicas. O novo modelo de atendimento assenta num serviço integrado das entidades da Administração Pública, para que os cidadãos possam resolver as suas questões, com um mínimo de esforço e de tempo, num único local, seja físico ou online. 

O portal ePortugal mantém-se como o principal ponto de acesso digital para os cidadãos interagirem com a Administração Pública. A nova versão do portal, designado Cidadão, terá mais serviços e uma nova experiência de utilização mais intuitiva. 

Será também criada uma nova aplicação, a app Cidadão, que vai agregar todas as aplicações móveis do Estado, o que permitirá realizar os serviços mais procurados através do telemóvel. 

Nova geração de Lojas de Cidadão

Vai ser lançada uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão, com balcões únicos de atendimento que oferecem uma vasta gama de serviços de diversas entidades. Estes balcões vão disponibilizar também serviços realizados por telefone e videochamada. Com este novo modelo, o cidadão já não terá de se procurar sobre a qual entidade deve recorrer. Basta dirigir-se ao balcão único de atendimento e os serviços saberão como ajudar.  

Serão disponibilizadas as Lojas de Cidadão Móveis, carrinhas elétricas itinerantes que vão funcionar como balcões de atendimento. As carrinhas vão percorrer as freguesias, garantindo assim uma maior proximidade da população que se encontra mais afastada dos centros urbanos, evitando assim que as pessoas tenham de deslocar a maiores distâncias.

Vão ainda ser criadas Lojas Pop-up, que vão oferecer um conjunto de serviços públicos rápidos e de maior procura e que funcionarão como "desbloqueadores" de determinados pedidos ou situações de grande afluência em certas zonas do país.

Todas estas medidas surgem debaixo de uma marca única: Cidadão. Esta marca confere uma identidade visual comum a todo este novo modelo de atendimento.

Novo Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão vai ter uma nova versão, com maior segurança física e eletrónica, a partir do próximo 10 de junho.

Com um chip sem contacto (contactless), que dispensa a utilização de leitor de cartões smartcard, permitirá a utilização do Cartão de Cidadão em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado.

O novo cartão traz também novidades visuais, como a fotografia maior, para identificar melhor a pessoa titular, e o chip passará a estar no verso.

Foi já disponibilizado o software do cartão que vai permitir o desenvolvimento de serviços que tirem partido das novas funcionalidades do Cartão de Cidadão. Por exemplo, no futuro poderá ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país ou ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.

Fonte: Portal do Governo