EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A.

A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., tem como objeto a gestão da concessão do estacionamento público no Município de Lisboa, estacionamento esse integrado no sistema global de mobilidade e acessibilidades definidos pela Câmara Municipal de Lisboa.

A construção, gestão, exploração e manutenção de locais de estacionamento público, bem como a elaboração e promoção de estudos e projetos de parques de estacionamento, mobilidade e acessibilidade urbana são algumas das principais áreas que constituem a missão da EMEL, para melhorar a qualidade de vida na Cidade de Lisboa.

A atuação da EMEL ao nível da gestão do estacionamento serve os interesses da cidade como garante de uma rotatividade segura e eficaz, através da existência de estacionamento pago, da gestão de parques de estacionamento em locais estratégicos, da restrição no acesso aos Bairros Históricos e da defesa dos residentes com a atribuição do respetivo dístico.

Em paralelo, a EMEL tem vindo a tomar crescentes medidas que tendem a contribuir para uma verdadeira gestão integrada da mobilidade em Lisboa, neste sentido, são exemplos os serviços que associam o estacionamento nos parques EMEL com deslocações de bicicleta ou transportes públicos, ou ainda o serviço de car sharing. Noutra área, a EMEL participa na definição da rede de carregamento de veículos elétricos em Lisboa e representa a cidade num Programa Europeu que é dedicado ao debate do modelo de implementação dos veículos elétricos na Europa.