Contratar trabalhadores

Poderá encontrar informação sobre:

Contratar colaboradores é uma decisão que tem impacto no seu negócio: precisa de encontrar as pessoas com o perfil certo, cumprir e respeitar as leis e considerar o custo fixo mensal que vai implicar a contratação.

 

Recrutamento e seleção de trabalhadores

Pode recorrer a uma empresa de recrutamento que o irá ajudar em todas estas questões. Mas se ainda está a iniciar o seu negócio ou não dispõe do capital necessário para este tipo de investimento, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) disponibiliza serviços gratuitos de recrutamento e seleção de trabalhadores para responder às necessidades das empresas.

Se não encontra o perfil que procura ou se há falta de mão-de-obra nacional no setor da sua atividade, saiba como encontrar trabalhadores noutros países e como recrutar no estrangeiro.

 

Cumprimento de obrigações com a Segurança Social

Após a fase de recrutamento de trabalhadores, a empresa tem de, obrigatoriamente, inscrever os seus trabalhadores na Segurança Social. Mensalmente, fica responsável pelo pagamento das contribuições à Segurança Social e por descontar esse valor nas remunerações pagas aos trabalhadores. 

 

Apoios e incentivos à contratação

O IEFP tem vários apoios e incentivos à contratação que consistem na atribuição de apoios financeiros às empresas que celebrem contratos de trabalho.

Existem também outras medidas de isenção ou redução de contribuições a cargo da entidade empregadora, da responsabilidade do Instituto de Segurança Social, IP.
 

Seguro de acidentes de trabalho

É obrigatório contratar um seguro de acidentes de trabalho que proteja os trabalhadores durante a atividade profissional e no percurso diário para o trabalho. Contacte o seu mediador de seguros ou, em caso de dúvida, solicite informação à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

 

Mais informação

Estágios profissionais em empresas

Para facilitar o recrutamento e integração de novos quadros, o IEFP promove a medida Estágios Profissionais.