Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros

A Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SGMNE) tem por missão:

  • Assegurar as funções de apoio técnico e administrativo aos órgãos, serviços e gabinetes integrados no Ministério;
  • Acompanhar e avaliar a execução de políticas, dos instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão, em articulação com os demais serviços do Ministério.

Mais informações acerca da SGMNE podem ser consultadas no site do MNE.

COVID-19 / novo coronavírus - AVISO

Medidas de caráter extraordinário para os serviços de atendimento ao público

Verifique se o serviço que procura está disponível online ou por telefone. Alguns serviços podem continuar disponíveis por atendimento presencial, dependendo de certas condições. Saiba mais abaixo.

Os seguintes serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros encontram-se com algumas restrições, especialmente ao nível do atendimento presencial. 

Arquivo Histórico Diplomático

Em casos de urgência devidamente justificada podem agendar-se atendimentos presenciais, das 10h às 16h, através do e-mail dab@mne.pt.

Biblioteca

Não há atendimento presencial. As respostas são dadas por e-mail - dab@mne.pt 

Em casos de urgência devidamente justificada podem agendar-se atendimentos presenciais.

Passaportes Diplomáticos

Está disponível atendimento presencial, por marcação prévia, aos dias úteis, das 10h às 17h.

A recolha de dados com vista à emissão de Passaporte Diplomático Português é realizada no Serviço do Protocolo do Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (entrada pelo Largo das Necessidades).

Faça a marcação prévia por:

Dispensas e Privilégios - SP

O atendimento presencial a Embaixadas, Missões e Organizações Internacionais acreditadas em Lisboa volta a ser possível, de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 12h.

A Linha de Emergência COVID-19 do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi descontinuada no dia 29 de maio. A partir deste dia, informações relativas aos portugueses que estiveram transitoriamente em viagem no estrangeiro e com dificuldades de regresso a Portugal são prestadas através dos contactos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e gec@mne.pt, disponíveis 24 horas por dia.