Foi lançado o Kit do Selo de Usabilidade e Acessibilidade

12.06.2019 | AMA
Identificando que é fundamental simplificar e tornar mais eficiente e agradável a jornada dos cidadãos pelos inúmeros serviços digitais disponibilizados pelo Estado, a Agência para Modernização Administrativa, I.P., em colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação criaram o Selo de Usabilidade e Acessibilidade, que identifica e  distingue a aplicação de melhores práticas de usabilidade e acessibilidade em sítios Web e aplicações, promovendo a sua melhoria contínua através da aplicação de selo de Bronze, Prata e Ouro, e destina-se principalmente a entidades da Administração Pública.
 
O Kit do Selo de Usabilidade e Acessibilidade está disponível em https://www.tic.gov.pt.
 
Usabilidade e, mais recentemente, User Experience são hoje conceitos incontornáveis na construção de qualquer tipo de presença digital. A preocupação com a interação do utilizador, a minimização das suas frustrações e a criação de uma experiência de navegação agradável, são objetivos que adquirem particular relevância quando se aplicam à presença digital dos organismos da Administração Pública.
  
O Selo de Usabilidade e Acessibilidade destina-se principalmente às entidades que estão obrigadas ao cumprimento da Lei n.º 36/2011, de 21 de junho, que estabelece a adoção de normas abertas nos sistemas informáticos do Estado, na sequência da qual surgiu o Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID). O último diploma que alterou a legislação que estabelece o RNID (Lei n.º 36/2011, de 21 de junho e Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2018, de 5 de janeiro) foi o Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro.
 
Com a adoção do Selo de Usabilidade e Acessibilidade, não só os organismos públicos se podem fornecer melhores serviços digitais como dão um passo importante para aumentar o seu uso pelos Cidadãos.
 
Pode encontrar mais recursos sobre usabilidade e acessibilidade web em https://www.usabilidade.gov.pt/ e http://www.acessibilidade.gov.pt/ e no site do INR, em http://www.inr.pt/acessibilidade-digital.