IAPMEI disponibiliza Mecanismo de Alerta Precoce

20.06.2022

O IAPMEI criou a ferramenta MAP (Mecanismo de Alerta Precoce), que permite acompanhar a situação económica e financeira das empresas. O MAP é um instrumento que disponibiliza às empresas, sob a forma de um dashboard, um conjunto de indicadores de natureza económica e financeira, que tem como referência os dados constantes da Informação Empresarial Simplificada (IES).

Os destinatários da informação económica e financeira gerada pelo MAP são os membros dos órgãos de administração de sociedades não financeiras com sede em Portugal, sujeitas à apresentação do Anexo A no âmbito do IES, e que sejam micro, pequenas e médias empresas ou empresas de pequena-média capitalização.
 
O MAP permitirá, face ao diagnóstico apresentado:

  • o acesso a uma análise periódica da situação da empresa
  • uma reflexão sobre a situação económica e financeira, identificando fragilidades e equacionando aspectos operacionais a serem objeto de eventual melhoria
  • a possibilidade de utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, designadamente de apoio à recapitalização e reinvestimento de lucros.

Para além da situação reportada ao último ano de atividade e da evolução da empresa nos últimos três anos, tendo em consideração a dimensão e o setor de atividade, a ferramenta disponibiliza alguns indicadores específicos que permitem perceber, a eficácia operacional, a capacidade para suportar gastos financeiros, bem como o equilíbrio financeiro e o nível de autonomia financeira.

O MAP resulta de uma parceria do IAPMEI com o Banco de Portugal e com a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Fonte: Portal do IAPMEI