Lançado “Portal Digital Único” com toda a informação para cidadãos e empresas da Europa

12.12.2020

A Comissão Europeia lançou no passado dia 12 de dezembro o “Portal Digital Único” (Single Digital Gateway), uma plataforma que reúne toda a informação necessária sobre os direitos e deveres dos cidadãos que queiram viver, estudar, trabalhar ou criar um negócio na União Europeia, bem como os procedimentos legais que têm de realizar.

O “Portal Digital Único” integra o renovado portal “Your Europe”, que promove o acesso online a toda a informação sobre os serviços disponíveis nos sites nacionais de cada país. Os guias informativos estão disponíveis em inglês e nas várias línguas nacionais para ajudar os diferentes utilizadores.

A Comissão Europeia e os Estados-Membros querem assegurar que todos os conteúdos e serviços essenciais estão disponíveis online para os cidadãos transfronteiriços até 2023, facilitando ainda a partilha direta de documentos entre as autoridades de cada país, para evitar a apresentação de documentos repetidamente.

Em Portugal, a coordenação e implementação dos conteúdos e serviços do portal estiveram a cargo da Agência para a Modernização Administrativa - AMA.

Toda a informação destinada a cidadãos comunitários que queiram viajar, viver ou fazer negócios em Portugal está igualmente disponível no portal ePortugal.

Fonte: Comissão Europeia