Lançamento do Programa Qualificação para a Internacionalização

30.11.2021

Entrou em vigor o “Programa Qualificação para a Internacionalização”, uma iniciativa que apoia o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (PME), em Portugal, através do reforço de competências dos trabalhadores em comércio internacional.

Adequar a formação profissional às necessidades do mercado de trabalho e aumentar a oferta de recursos humanos qualificados em comércio internacional são alguns dos principais objetivos.

O programa destina-se a pessoas desempregadas com 18 ou mais anos, inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que:

  • tenham uma habilitação de nível secundário ou superior, ou 
  • não tenham concluído o último ano do ciclo formativo de nível secundário, ou
  • estejam a realizar processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível secundário.

Esta iniciativa abrange ainda pessoas empregadas que, para além das condições acima referidas, estejam em risco de desemprego ou as entidades empregadoras entendam que a formação será benéfica para os trabalhadores. Mas também estará disponível para quem queira aumentar as suas próprias qualificações nesta área.

O Programa Qualificação para a Internacionalização foi criado no âmbito do Programa Internacionalizar 2030, destinado à qualificação de recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional.

Fonte: Portal do Governo