Plano de vacinação para a COVID-19

07.12.2020

O Governo divulgou o plano de vacinação para a COVID-19, onde se definem os grupos prioritários e as respectivas fases de vacinação. As vacinas começam a ser administradas em janeiro de 2021, de forma gratuita, nos centros de saúde (via marcação), lares e serviços de saúde ocupacional. A vacina é tomada em duas doses.

Na primeira fase, prevê-se a vacinação de 400 mil pessoas com mais de 50 anos com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória. Fazem parte ainda desta fase inicial, 250 mil profissionais e residentes de lares e unidades de cuidados continuados, bem como 300 mil profissionais de saúde, das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Na segunda fase, serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos (com ou sem patologias) e 900 mil pessoas, entre os 50 e os 64 anos, com diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade ou hipertensão arterial.

Na terceira fase, está incluída a restante população residente em Portugal, com a definição de um terceiro e quarto grupos prioritários por concluir. Está prevista uma expansão dos locais de vacinação nesta fase.

No início, serão administradas cerca de 300 mil vacinas por semana, com capacidade de expansão. Portugal investiu cerca de 200 milhões de euros na aquisição de mais de 22 milhões de doses.

Consulte o plano de vacinação para a COVID-19 em detalhe no portal Estamos On.

Fonte: Portal Estamos On