Portugal continental com rede de 755 Espaços Cidadão

18.05.2021

Portugal Continental já conta com um total de 755 Espaços Cidadão. A renovação do Cartão de Cidadão, a Chave Móvel Digital (registo presencial no backoffice) e a alteração da morada do Cartão de Cidadão são os serviços mais procurados nestes Espaços.

A criação dos Espaços Cidadão resulta da colaboração entre a Administração Pública Central e as autarquias locais, sobretudo as juntas de freguesia. O objetivo é prestar um serviço de proximidade às populações, garantindo que quem não possa recorrer aos serviços públicos digitais tenha acesso a esses serviços com acompanhamento personalizado.

Agendamento para vacinação COVID-19

Em virtude da pandemia de COVID-19, estão agora disponíveis nos Espaços Cidadão o serviço de agendamento para a vacinação da COVID-19 e a entrega de Cartões de Cidadão, em diversos pontos da rede.

Os Espaços integram, ainda, no seu catálogo de serviços, a revalidação da carta de condução, a confirmação da alteração de morada no Cartão de Cidadão, o pedido de registo criminal, pedidos de informações ao Instituto de Segurança Social e o envio de documentação para reembolsos da ADSE Direta. 

Na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos, do portal ePortugal, se filtrar por Espaços Cidadão, pode obter informação sobre as moradas e horários dos 755 Espaços existentes. E ao selecionar o Espaço Cidadão pretendido, pode consultar os serviços que nele estão disponíveis. 

Fonte: Portal do Governo