Portugal tem agora 700 Espaços Cidadão disponíveis

09.11.2020

O mais recente Espaço Cidadão inaugurado em Portel, no distrito de Évora, aumentou a rede de atendimento presencial em balcões únicos, que agora contabiliza 700 Espaços Cidadão e 59 Lojas de Cidadão.

Apesar das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o Governo considera que a manutenção do atendimento presencial e a proximidade são fundamentais para garantir o acesso aos serviços públicos, mediante um regime de pré-agendamento.

Assim, tem vindo a apostar, em articulação com as autarquias, na expansão da rede de Espaços Cidadão e no aumento da oferta de serviços nestes balcões, de que é exemplo a renovação e levantamento do Cartão de Cidadão.

De acordo com um comunicado divulgado pelo área governativa da Modernização do Estado e da Administração Pública, as Lojas de Cidadão realizaram mais de 2,7 milhões de atendimentos presenciais, entre janeiro e outubro de 2020.

No mesmo período, os Espaços Cidadão realizaram mais de 760 mil atendimentos, dos quais cerca de 78 mil renovações do Cartão de Cidadão.
 
Paralelamente à aposta na proximidade, mantém-se o reforço dos serviços públicos digitais, permitindo que cidadãos e empresas possam aceder a mais de 200 serviços online, sem necessidade de deslocações.

Entre janeiro e outubro, foram realizados no portal dos serviços públicos ePortugal.gov.pt cerca de meio milhão de serviços.

Fontes: AMA / Portal do Governo