Programa Apoiar vai reforçar apoios a bares e discotecas

04.08.2021

O apoio extraordinário já atribuído pelo Programa Apoiar a bares e discotecas vai ser duplicado. O objetivo é ajudar a ultrapassar os prejuízos causados no setor, devido à pandemia de COVID-19.

O valor a receber será ajustado automaticamente e aplicado de forma retroativa às candidaturas já aprovadas. O cálculo terá como base a quebra de faturação comunicada às Finanças, através do sistema e-Fatura.

No caso das empresas com quebras de faturação entre os 25 e os 50%, a duplicação do apoio pode atingir os 13.750 euros para as microempresas e os 33 750 euros para as pequenas, médias e grandes empresas.

Caso as quebras tenham sido superiores a 50%, o apoio pode ascender a 20.625 euros (microempresas) ou 50.625 euros (pequenas, médias e grandes empresas).

O Programa Apoiar é uma medida financiada por fundos da União Europeia, para ajudar as empresas dos setores mais afetados pelo pandemia de COVID-19 a manter a sua atividade económica. As candidaturas encerraram a 30 de abril.

Reabertura de bares e discotecas

Recorde-se que os bares reabriram no passado dia 1 de agosto, sujeitos às regras da restauração, no âmbito da 1ª fase do levantamento das restrições com base na evolução da vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

A retoma da atividade normal de bares e discotecas terá lugar na 3ª fase, prevista para outubro, com clientes a terem de apresentar o Certificado Digital COVID da UE ou um teste com resultado negativo para frequentar estes espaços.

Fonte: Portal do Governo