Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros
A Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SGMNE) tem por missão:
- Assegurar as funções de apoio técnico e administrativo aos órgãos, serviços e gabinetes integrados no Ministério;
- Acompanhar e avaliar a execução de políticas, dos instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão, em articulação com os demais serviços do Ministério.
Mais informações acerca da SGMNE podem ser consultadas no site do MNE.
COVID-19 / novo coronavírus - AVISO
Medidas de caráter extraordinário para os serviços de atendimento ao público
Verifique se o serviço que procura está disponível online ou por telefone. Alguns serviços podem continuar disponíveis por atendimento presencial, dependendo de certas condições. Saiba mais abaixo.
Os seguintes serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros encontram-se com algumas restrições, especialmente ao nível do atendimento presencial.
Arquivo Histórico Diplomático
A sala de leitura está encerrada. O acesso só é permitido com agendamento para o endereço dab@mne.pt, sendo que novas marcações só poderão ser confirmadas após anúncio de reabertura dos serviços.
Biblioteca
Não há atendimento presencial. As respostas são dadas por e-mail - dab@mne.pt
Em casos de urgência devidamente justificada podem agendar-se atendimentos presenciais.
Passaportes Diplomáticos
Está disponível atendimento presencial, por marcação prévia, aos dias úteis, das 10h às 17h.
A recolha de dados com vista à emissão de Passaporte Diplomático Português é realizada no Serviço do Protocolo do Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (entrada pelo Largo das Necessidades).
Faça a marcação prévia por:
- Email - helena.rodrigues@mne.pt
- Telefone - 21 394 61 11
Protocolo de Estado
O atendimento presencial a Embaixadas, Missões e Organizações Internacionais acreditadas em Lisboa é efetuado mediante marcação, devendo a documentação não urgente ser enviada por email ddp@mne.pt, pelo correio ou entregue no Serviço de Expediente do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A Linha de Emergência COVID-19 do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi descontinuada no dia 29 de maio. A partir deste dia, informações relativas aos portugueses que estiveram transitoriamente em viagem no estrangeiro e com dificuldades de regresso a Portugal são prestadas através dos contactos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e gec@mne.pt, disponíveis 24 horas por dia.