Abertura do Espaço Cidadão de Alcântara
18.11.2019
O novo Espaço Cidadão de Alcântara abriu ao público no dia 18 de novembro, no Mercado Rosa Agulhas, em Lisboa.
Na cerimónia de abertura, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, destacou a importância deste local para aproximar os serviços de quem deles efetivamente precisa, suprindo as dificuldades no acesso direto e autónomo dos cidadãos aos serviços públicos prestados eletronicamente.
Os Espaços Cidadão disponibilizam dezenas de serviços, sendo a revalidação da carta de condução (IMT), o pedido de Registo Criminal (DGAJ), a alteração da morada do Cartão de Cidadão (AMA), o pedido de Chave Móvel Digital (AMA), e a entrega de documentos de despesa (ADSE) os mais pedidos.
Existem atualmente 610 Espaços Cidadão em todo o país, seis dos quais no concelho de Lisboa (Alto Comissariado para as Migrações, Benfica, Misericórdia, Santo António, Lumiar e Alcântara).
No total, os Espaços Cidadão já receberam mais de 1,2 milhões de pessoas, sendo que destas mais de 74 mil recorreram os serviços instalados em Lisboa.
Simplex + vence prémios EPSA 2019
06.11.2019
O Programa Simplex + venceu, na categoria Europeia e Nacional, os Prémios EPSA (European Public Sector Award), promovido pelo European Institute of Public Administration (EIPA).
Sendo um programa de simplificação administrativa e legislativa, que pretende tornar mais fácil a vida dos cidadãos e das empresas, o Simplex +, para além do prémio recebido, também foi distinguido com um Certificado de Boas Práticas, tal como os seguintes projetos:
Espaços Cidadão (AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P.)
Tarifa Social da Energia (AMA em colaboração com a Direção-geral de Energia e Geologia)
Clean Up the Atlantic (Município de Cascais)
Centralização da Energia (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P.)
Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (Direção Geral da Educação)
Os prémios EPSA premeiam iniciativas de prestação de serviços públicos e de edificação de políticas públicas e a edição deste ano teve como tema «New solutions to complex challenges – A public sector citizen-centric, sustainable and fit for the future».