Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial

Informação e formulário para o acesso a informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial.

Aceder no Local
  • Num gabinete de acesso ao ensino superior
  • Gratuito
  • Nos prazos de candidatura fixados para a primeira fase do concurso anual

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

Candidatos portadores de deficiência física ou sensorial, considerando-se:

  • Candidatos com deficiência física: as pessoas com deficiência motora permanente congénita ou adquirida que apresentem limitações significativas das funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas com o movimento, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas nas funções das articulações e da estrutura óssea, musculares e do movimento, na autonomia pessoal e na mobilidade e que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário;

Candidatos com deficiência sensorial: as pessoas com:

  • Deficiência visual permanente bilateral (cegueira e baixa visão) que apresentem limitações significativas das funções visuais ou das funções das estruturas adjacentes do olho, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação (leitura e escrita), na orientação e na mobilidade e na aprendizagem e aplicação de conhecimentos que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário;
  • Deficiência auditiva bilateral de grau severo ou profundo que apresentem limitações significativas das funções auditivas, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação oral e escrita e que, ainda que utilizando próteses auditivas, exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário.

Quando se pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

Onde se pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

Quais os documentos e requisitos para Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

  • Formulário – informação escolar;
  • Declaração médica
  • No caso de deficiência auditiva: audiograma recente, com indicação da perda de audição nos ouvidos direito e esquerdo;
  • No caso de deficiência visual: atestado médico com indicação da acuidade visual, no olho direito e no olho esquerdo, com e sem correção.

 

Documentos facultativos ou a solicitar pela DGES:

  • Programa educativo individual;
  • Atestado médico incapacitante.

Qual o Preço para Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

  • É gratuito. 

Qual o Prazo para Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

Como se pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?

  • Candidatura às vagas do contingente especial para candidatos portadores de deficiência física ou sensorial no concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Informações Adicionais

Entidade responsável por este serviço