Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial
Informação e formulário para o acesso a informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial.
-
Num gabinete de acesso ao ensino superior
-
Gratuito
-
Nos prazos de candidatura fixados para a primeira fase do concurso anual
Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:
Quem pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
Candidatos portadores de deficiência física ou sensorial, considerando-se:
- Candidatos com deficiência física: as pessoas com deficiência motora permanente congénita ou adquirida que apresentem limitações significativas das funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas com o movimento, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas nas funções das articulações e da estrutura óssea, musculares e do movimento, na autonomia pessoal e na mobilidade e que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário;
Candidatos com deficiência sensorial: as pessoas com:
- Deficiência visual permanente bilateral (cegueira e baixa visão) que apresentem limitações significativas das funções visuais ou das funções das estruturas adjacentes do olho, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação (leitura e escrita), na orientação e na mobilidade e na aprendizagem e aplicação de conhecimentos que exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário;
- Deficiência auditiva bilateral de grau severo ou profundo que apresentem limitações significativas das funções auditivas, resultando, ao nível das atividades e da participação, em dificuldades acentuadas na comunicação oral e escrita e que, ainda que utilizando próteses auditivas, exigiram apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário.
Quando se pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
- Nos prazos de candidatura fixados para a primeira fase do concurso anual.
- Nas fases seguintes existe apenas um único contingente.
Onde se pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
Quais os documentos e requisitos para Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
- Formulário – informação escolar;
- Declaração médica
- No caso de deficiência auditiva: audiograma recente, com indicação da perda de audição nos ouvidos direito e esquerdo;
- No caso de deficiência visual: atestado médico com indicação da acuidade visual, no olho direito e no olho esquerdo, com e sem correção.
Documentos facultativos ou a solicitar pela DGES:
- Programa educativo individual;
- Atestado médico incapacitante.
Qual o Preço para Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
- É gratuito.
Qual o Prazo para Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
- Os resultados de cada fase do concurso são divulgados nas datas fixadas anualmente.
Como se pode Aceder à informação sobre como aceder ao ensino superior para candidatos portadores de deficiência física ou sensatorial?
- Candidatura às vagas do contingente especial para candidatos portadores de deficiência física ou sensorial no concurso nacional de acesso ao ensino superior.