Pedir informação sobre consumo e direitos do consumidor
Um consumidor é alguém que adquire bens ou serviços a um profissional, comerciante ou empresa, para fins privados.
Qualquer pessoa pode pedir informações sobre os seus direitos como consumidor à Direção-Geral do Consumidor (DGC).
Canais de atendimento
- Pedir online Sem filas
Gratuito
A qualquer momento - Pedir por telefone Através do 213 847 483
Custo da chamada
Dias úteis das 9h30 às 17h30
Quem pode pedir informação sobre consumo e direitos do consumidor?
Quais os documentos e requisitos para pedir informação sobre consumo e direitos do consumidor?
- Anexe todos os documentos que possam comprovar a situação, como por exemplo, pagamentos feitos, contratos, recibos, faturas ou garantias recebidas.
Como pedir informação sobre consumo e direitos do consumidor?
Os pedidos de informação podem ser feitos online ou por telefone.
Online
Preencha o formulário de pedidos de informação disponível no site da DGC
Por telefone
Ligue para a linha de atendimento ao consumidor da DGC, através do número +351 213 564 650, nos dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 16h30h.
Qual o preço para pedir informação sobre consumo e direitos do consumidor?
É gratuito.
Qual o prazo para pedir informação sobre consumo e direitos do consumidor?
A DGC dará uma resposta dentro de 10 dias.
Como prevenir Conflitos de Consumo?
O mais importante é guardar os comprovativos da compra de bens e serviços, das informações pré-contratuais e outras informações relevantes.
As informações pré-contratuais do contrato de compra e venda devem incluir:
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a identidade do vendedor, morada e número de telefone
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as principais características do produto
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o preço total (incluindo impostos e outros encargos)
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a existência e o prazo de garantia dos bens
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as despesas de entrega (se for caso disso) e outros eventuais encargos suplementares
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as modalidades de pagamento, entrega ou execução
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a duração do contrato (quando aplicável).
Nas compras online, o site do vendedor deve informar o consumidor sobre:
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a identidade do profissional, a morada, o número de telefone e o e-mail, de modo a permitir ao consumidor contactá-lo e comunicar de forma rápida e eficaz
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No caso dos prestadores de mercado em linha – Market Place – devem indicar se o terceiro que vende os bens, serviços ou conteúdos digitais é ou não um profissional
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a existência e o prazo da garantia de conformidade dos bens, dos conteúdos ou serviços digitais
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Quando seja o caso, a existência do direito de livre resolução do contrato no prazo de 14 dias
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a existência e condições de assistência pós-venda, de serviços pós-venda e de garantias comerciais, quando aplicável
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a possibilidade de acesso a um mecanismo extrajudicial de reclamação e recurso a que o profissional esteja vinculado e o modo de acesso a esse mesmo mecanismo, quando for o caso
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o preço total, incluindo todas as taxas e impostos, encargos suplementares de transporte, despesas postais e entrega.
Recomendações:
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pedir sempre o comprovativo das quantias pagas ou dos objetos entregues (por exemplo: máquinas para reparar, roupa na lavandaria, etc.)
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exigir orçamento escrito
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obter informação, por escrito, das vantagens adicionais oferecidas pelo operador económico
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exigir um exemplar do contrato assinado com a empresa
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não assinar contratos, cujo conteúdo seja demasiado longo ou não perceba integralmente. Se tiver dúvidas quanto ao sentido de uma cláusula do contrato, exija à empresa que esclareça, por escrito, essa cláusula
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se tiver dúvidas antes de celebrar um contrato, não o assine até se informar junto de uma entidade competente