Recorrer à Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE)
Os clientes bancários com dificuldades no cumprimento de contratos de crédito podem recorrer à Rede de Apoio ao Cliente Bancário (RACE).
A RACE é composta por entidades que têm como objetivo informar, aconselhar e acompanhar clientes bancários que se encontrem em risco de incumprimento ou que já tenham prestações de crédito em atraso.
Veja uma breve apresentação da RACE neste vídeo da Direção-Geral do Consumidor.
Canais de atendimento
Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal
Quem pode recorrer à Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE)?
Quais os documentos e requisitos para recorrer à Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE)?
A apresentação de documentos não é obrigatória para pedir informações ou aconselhamento.
No entanto, se pedir à RACE acompanhamento na negociação com as instituições de crédito, podem-lhe ser solicitados documentos para análise.
Qual o preço para recorrer à Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE)?
O apoio prestado pela RACE é gratuito.
Como recorrer à Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE)?
A RACE é composta, atualmente, por 19 entidades em todo o território nacional.
Para recorrer à RACE, deve entrar em contacto com uma das entidades e colocar as suas dúvidas ou solicitar acompanhamento.
Pode consultar as Entidades RACE de duas formas:
- no Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal (escolha um distrito do mapa para ver os contactos das entidades)
- carregue na hiperligação em “Consulte a lista atualizada das entidades RACE” nesta página do site da Direção-Geral do Consumidor
A Direção-Geral do Consumidor disponibiliza um formulário online onde pode pedir informações sobre os seus direitos e deveres, caso esteja em risco, ou se já estiver em incumprimento de contratos de crédito.