Informações complementares

Pedir Isenção da Taxa Moderadora: Permite solicitar a isenção de taxa moderadora.

Marcar Consultas: Permite o agendamento de consulta para os Cuidados Saúde Primários.

Renovar Medicação crónica. Permite renovar a sua medicação de forma simples e eficaz).

Monitorizar a sua saúde. Permite monitorizar como está a sua saúde.

Aceder ao Boletim de Vacinas. Permite verificar se as Vacinas estão em dia e outras informações relacionadas.

Guias de Tratamento da Receita Sem Papel. Permite consultar de forma rápida as suas receitas.

Aceder ao Registo de Saúde Eletrónico. O Registo de Saúde Eletrónico/Área do Cidadão permite-lhe aceder e gerir a sua informação de saúde recolhida nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a qualquer momento e em qualquer lugar.

Pedir comprovativo de contacto com o SNS 24. Saiba como obter a declaração comprovativa de contacto com o SNS 24.

Atendimento Prioritário. Informação sobre o atendimento prioritário.

Avaliar Sintomas. É uma funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente.

Livre Acesso e Circulação (LAC). O sistema Livre Acesso e Circulação de Utentes no SNS (LAC) aprovado pelo Despacho n.º 5911-B/2016, de 3 de maio, permite ao utente, em conjunto com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a consulta de especialidade de que necessita. Esta opção permite ao cuidador com consentimento da pessoa cuidada aceder a consulta de especialidade numa unidade hospitalar de sua conveniência.

Diário da minha Saúde. Diário é um instrumento que permite a cada pessoa personalizar a sua informação de saúde, no sentido de entender melhor o que influencia a sua saúde para poder melhorá-la e também para utilizar mais eficazmente os serviços de saúde.  No Diário é possível anotar aspetos relevantes do seu percurso de vida e de saúde, calendarizar e preparar consultas ou outras atividades importantes para a sua saúde, importar conteúdos de múltiplas fontes de informação – incluindo da Biblioteca de Literacia em Saúde – e apontar os seus pensamentos sobre o que lhe interessa fazer para assegurar um futuro saudável.

Plano Individual de Cuidados (PIC). É um instrumento para as pessoas com vários problemas de saúde poderem gerir melhor os cuidados de saúde de que necessitam. Permite-lhes registar, de acordo com os profissionais de saúde que as acompanham, a situação atual e os objetivos definidos para um determinado período de tempo, partilhando assim o trabalho e a responsabilidade entre todos os que estão envolvidos neste processo. O PIC permite acompanhar as ações e comportamentos acordados para atingir esses objetivos e avaliar os resultados conseguidos.

Medicamentos. Esta secção permite: realizar consulta online de medicamentos esgotados; pesquisar serviços que dispensam medicamentos ao domicílio ou através da internet; consultar a venda de medicamentos não sujeitos a receita médica; realizar pesquisa de medicamentos; realizar consulta online de medicamentos esgotados; realizar pesquisa online de medicamentos genéricos no mercado; realizar pesquisa online de farmácias; reclamar dos serviços prestados numa farmácia.

Direitos e Deveres no SNS. Os direitos e deveres dos utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão consagrados na Lei n.º 15/2014, de 21 de março, alterada pelo Decreto-Lei n.º 44/2017, de 20 de abril, e na Portaria 153/2017, de 4 de maio: direito de escolha; direito a consentimento ou recusa; direito a receber uma prestação dos cuidados de saúde adequada; direito no acesso aos cuidados de saúde; direito à proteção de dados pessoais e da vida privada; direito de sigilo; direito à informação; direito à assistência espiritual e religiosa; direito a apresentar queixas e reclamações; direito de associação; direito dos menores e incapazes; Direito ao acompanhamento.