32 por cento dos pedidos de registo de nascimento foram feitos online

23.07.2020

Entre 13 de abril e 19 de julho foram registadas 29.020 declarações de nascimento. Desse total, 9.290 foram feitas online, o que significa que este serviço resultou em 32% dos registos. 

Até 13 de abril o registo dos bebés só podia ser feito de forma presencial, num balcão do Registo ou num Balcão Nascer Cidadão, um serviço disponível em 48 hospitais e maternidades do país. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, os balcões Nascer Cidadão foram suspensos temporariamente, e o atendimento presencial ficou limitado à marcação prévia. Assim, foi necessário impulsionar o alargamento do registo de nascimento ao canal online, garantindo a prestação de um serviço essencial e obrigatório para as famílias.

Através do serviço online Registar Nascimento, os pais podem pedir o registo de nascimento dos bebés, utilizando a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão. O registo de nascimento é obrigatório, gratuito e deve ser feito nos 20 dias após o nascimento. Pode ser feito por qualquer um dos pais, desde que sejam casados, ou por ambos, se não forem casados.

Para mais informações, o IRN disponibiliza um vídeo sobre como fazer o pedido online, e o guia como pedir online o registo de nascimento.

Fonte: Portal da Justiça