Apoios de alojamento reforçados para estudantes bolseiros deslocados

25.09.2023

O Governo aprovou um reforço do complemento de alojamento para estudantes deslocados do ensino superior. Os aumentos aprovados sobem entre 8% e 38% os apoios atribuídos ao alojamento de estudantes bolseiros deslocados, representando um aumento dos apoios anuais entre 240,20 euros e 1.321,21 euros. 

Assim, os estudantes com bolsa que estejam alojados fora de uma residência pública passarão a receber todos os anos entre 2.642,40 euros e 5.020,51 euros de apoio para pagar as despesas de alojamento.

Este reforço foi criado para garantir que os complementos pagos acompanhem o preço médio do alojamento privado praticado nas diferentes cidades do país. Nos concelhos onde o preço médio de alojamento privado é inferior ao complemento já atribuído, mantém-se o mesmo valor de complemento.

O estudante bolseiro deslocado é um estudante com bolsa que, devido à distância ou da falta de transportes, entre a sua localidade de residência e a Universidade, precisa de residir na localidade do estabelecimento de ensino.

No portal do Governo pode ver como vão ficar os complementos em cada concelho.

Fonte: Portal do Governo