Cartão de Cidadão: atendimento não presencial evita 3 milhões de deslocações ao IRN
A renovação automática do Cartão de Cidadão e entrega do cartão pelo correio, bem como o serviço online de renovar o Cartão de Cidadão evitaram 3 milhões de deslocações aos balcões do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), nos últimos três anos.
O regresso ao funcionamento normal dos serviços do Cartão de Cidadão também foi possível graças a iniciativas como a Casa Aberta e o alargamento dos horários de funcionamento nos balcões de Registo, esta última que decorre até 28 de fevereiro.
Renovação automática será meio preferencial em 2022
Desde maio de 2021, que a renovação automática do Cartão de Cidadão representa 36% do total de renovações.
A taxa de adesão tem crescido todos os meses, e prevê-se que em 2022 passe a ser o meio preferencial de renovação.
A renovação automática do Cartão de Cidadão é dirigida a quem tem 25 anos ou mais, e tenha o cartão caducado ou a caducar dentro de 60 dias.
Quem não precise de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, basta pagar a renovação automática no prazo indicado na carta PIN e receberá o novo cartão em casa
8 milhões de pedidos entre 2019 e 2021
Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, o IRN recebeu 8 milhões de pedidos de Cartão de Cidadão e entregou mais de 7,8 milhões.
Durante 2021, os serviços de Registo receberam um total de 2.930.605 pedidos e fizeram 2.877.018 entregas. Foi registada uma subida do atendimento não presencial, que representou 40% dos atendimentos, comparando com os 21% registados em 2020.
Fonte: Portal da Justiça