Restrições aos voos com origem na África do Sul até 31 de março

22.03.2021

Os passageiros que chegam a Portugal em voos com origem na África do Sul, incluindo escala ou trânsito em países terceiros, passam a ter de apresentar um teste negativo à COVID-19. A mesma medida, que vigora até 31 de março, já tinha sido aplicada aos passageiros dos voos com origem no Brasil e Reino Unido.

Quem viajar da África do Sul para Portugal terá de apresentar um comprovativo de um teste negativo à SARS-CoV-2, realizado até 72 horas antes do embarque (com exceção das crianças até aos 24 meses). Caso não o apresentem, os passageiros têm de realizar um teste no aeroporto e esperar pelo resultado no mesmo local.

À chegada têm ainda de cumprir 14 dias de isolamento profilático ou aguardar por um voo de ligação aos respetivos países, dentro do aeroporto.

A decisão do Governo surgiu após terem sido identificados alguns casos de infeção com a variante sul-africana da COVID-19 em território nacional.

Recorde-se que o Governo suspendeu todos os voos, comerciais ou privados, dos aeroportos de Portugal continental, com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, até ao dia 31 de março. Já as fronteiras terrestres e fluviais entre Portugal e Espanha mantêm-se controladas até dia 5 de abril.

Fonte: Portal do Governo