Segurança Social e SPMS premiados no Portugal Digital Awards 2021

20.12.2021

O Instituto da Segurança Social (ISS) venceu o prémio Portugal Digital Awards 2021, na categoria de melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública com o projeto Vídeo-Atendimento.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) foram também distinguidos na categoria de melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde com o Certificado Digital COVID da UE.

O vídeo-atendimento da Segurança Social é uma alternativa ao atendimento presencial, em que pessoas e empresas são atendidas na data e hora marcadas, através de videoconferência. Até 14 de dezembro de 2021, o vídeo-atendimento já realizou 14.451 atendimentos, 3.784 dos quais só no último mês, após a expansão do projeto piloto a todo o território nacional.

Relativamente ao certificado, desde 16 de junho de 2021, já foram consultados mais de 7 milhões de certificados de vacinação, 260 mil certificados de testagem e 228 mil certificados de recuperação.

O Portugal Digital Awards é uma iniciativa da IDC em parceria com a Axians, que pretende reconhecer os principais projetos de transformação digital em Portugal no setor público e setor privado.

Fontes: Portal da Segurança Social / Portal do Serviço Nacional de Saúde