Identificar e registar propriedades no Balcão Único do Prédio

O Balcão Único do Prédio (BUPi) permite às pessoas proprietárias de prédios rústicos e mistos georreferenciar e registar gratuitamente as suas propriedades.

Apenas o registo garante os direitos sobre a propriedade e é obrigatório para a generalidade dos atos que implicam a transmissão da propriedade ou uma operação de estruturação fundiária, nomeadamente quando se quer comprar ou vender um terreno.

 

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • REGISTAR E IDENTIFICAR AGORA

    Aceda a bupi.gov.pt e autentique-se com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital

    Deverá ter consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número da matriz

  • Dirija-se ao balcão BUPi da Câmara Municipal do município onde se localiza a propriedade

    Deverá ter consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número da matriz

    Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Identificar e registar propriedades no Balcão Único do Prédio?

O que são prédos rústicos e mistos?

Prédio rústico

Entende-se por prédio rústico uma parte delimitada do solo e as construções nele existentes que não tenham autonomia económica (terreno que tenha por destino uma utilização geradora de rendimentos agrícolas ou silvícolas, ou que esteja diretamente afeto à produção de rendimentos desse tipo).

Prédio misto

Prédio composto por uma parte rústica e uma parte urbana (imóvel edificado, com os terrenos que lhe sirvam de logradouro, ou terreno destinado à construção).

Quais os documentos e requisitos para Identificar e registar propriedades no Balcão Único do Prédio?

Para aceder ao BUPi online precisa de autenticar-se com:

Para identificar e registar as propriedades no BUPi online ou em balcão, precisa de:

  • Cartão de Cidadão
  • Caderneta Predial
  • ficheiro com coordenadas GPS (opcional)
  • documento que comprove que é titular da propriedade, como, por exemplo, a escritura de compra e venda.

Se não tiver um documento que comprove que é titular da propriedade, pode preencher este formulário e entregá-lo no momento do registo da propriedade no BUPi. No formulário deve indicar as seguintes pessoas:

  • Requerente – quem faz o pedido do formulário. Pode ser a própria pessoa ou quem a represente, como um advogado.
  • Justificante – quem quer ver reconhecida a titularidade da propriedade. A própria pessoa.
  • Declarante – quem seja testemunha.

Qual o preço para Identificar e registar propriedades no Balcão Único do Prédio?

O registo de propriedades é gratuito até 23 de agosto de 2023 para os municípios que dispõem de cadastro geométrico da propriedade rústica e para os 10 municípios que integraram o projeto-piloto do BUPi. 

Para os restantes municípios, é gratuito durante 4 anos a contar da data de adesão do município ao BUPi. Saiba qual a data de término da gratuitidade em bupi.gov.pt.

Como identificar e registar propriedades no Balcão Único do Prédio?

BUPi online:

  1. Para georreferenciar a sua propriedade online, deverá ter consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número da matriz
  2. Aceda a bupi.gov.pt e autentique-se com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital
  3. De seguida, preencha um breve formulário e localize a sua propriedade no mapa na plataforma BUPi ou, em alternativa, pode carregar um ficheiro com as respetivas coordenadas GPS
  4. Assine o termo de responsabilidade que é gerado pela plataforma e submeta na plataforma BUPi
  5. Aguarde a validação do esboço criado na plataforma pelo Técnico Habilitado do município onde a sua propriedade está localizada. Consulte a plataforma BUPI para acompanhar o estado da validação.
  6. Após validação do esboço:
    • se o prédio estiver registado na Conservatória do Registo Predial, o processo de georreferenciação é concluído automaticamente no BUPi
    • se o prédio não estiver registado na Conservatória do Registo Predial, dirija-se a uma Conservatória para fazer o registo. A Conservatória já terá a informação do BUPi sobre a georreferenciação da sua propriedade. Leve consigo Cartão de Cidadão, Caderneta Predial e um documento que comprove que é titular da propriedade, como, por exemplo, a escritura de compra e venda.

Balcão BUPi na Câmara Municipal:

  1. Dirija-se ao balcão BUPi da Câmara Municipal do município onde se localiza a propriedade (certifique-se de que o município já aderiu ao BUPi), levando consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número da matriz da propriedade a georreferenciar. Também pode indicar o número da matriz e o NIF para que o Técnico possa consultar a Caderneta Predial no Portal das Finanças. Se já tiver feito um levantamento topográfico anterior, deverá levar consigo o ficheiro com as coordenadas GPS.
  2. Depois, juntamente com o Técnico Habilitado, faça a identificação da sua propriedade no mapa na plataforma BUPi.
  3. De seguida, assine o termo de responsabilidade e:
    • se o prédio estiver registado na Conservatória do Registo Predial, o processo de georreferenciação é concluído automaticamente no BUPi
    • se o prédio não estiver registado na Conservatória do Registo Predial, dirija-se a uma Conservatória para fazer o registo. A Conservatória já terá a informação do BUPi sobre a georreferenciação da sua propriedade. Leve consigo Cartão de Cidadão, Caderneta Predial e um documento que comprove que é titular da propriedade, como por exemplo a escritura de compra e venda.

Usar a App BUPi para fazer a delimitação dos terrenos

A aplicação BUPi ajuda as pessoas proprietárias das propriedades a fazer a delimitação dos terrenos. Depois de marcar os limites do terreno na app BUPi, a pessoa proprietária pode partilhar, na plataforma online BUPi ou com o Técnico Habilitado da Câmara Municipal, o ficheiro KML gerado pela aplicação.

A aplicação BUPi não permite fazer a georreferenciação (RGG) nem o registo dos terrenos.

Como fazer a delimitação dos terrenos pela app

  1. Descarregue a aplicação BUPi para Android ou iOS
  2. Na app, a localização é feita a partir de GPS. Com a app instalada no seu dispositivo móvel, dirija-se ao terreno que deseja identificar e marque os vértices da propriedade, conforme indicado na app
  3. Insira dos dados do terreno:
    • Nome do terreno
    • Matriz
    • NIF da pessoa proprietária (validado automaticamente pela aplicação)
    • Descrição
  4. Partilhe a informação pela aplicação, em formato KML, através do e-mail gerado automaticamente com as coordenadas e informação da propriedade.

Saiba mais sobre a app na página do BUPi.

Qual a legislação de suporte?