Ativar a Chave Móvel Digital

Com a Chave Móvel Digital (CMD) pode aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, utilizando apenas o telemóvel, o PIN da Chave Móvel Digital e um código de segurança temporário.

Quem tiver Cartão de Cidadão pode pedir a CMD online, por videochamada ou num balcão de atendimento. Quem não tiver Cartão de Cidadão ou tiver Bilhete de Identidade tem de a ativar ao balcão.

A Chave Móvel Digital é gratuita e só pode estar associada a uma única pessoa e a um único número de telemóvel.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Ative agora na app móvel Autenticação.gov ou no portal Autenticação.gov (com Cartão de Cidadão e leitor de cartões). Veja neste vídeo como ativar

    Gratuito

    Também pode ativar com os dados de acesso ao Portal das Finanças - tem de aguardar pela carta com o PIN temporário e não tem Assinatura Digital ativa

    Este serviço pode ser feito com apoio por telefone ou videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para mais informações

    Disponível em app

    Ativação feita através de verificação facial. Precisa de um Cartão de Cidadão válido e telemóvel com câmara

  • Apenas para titulares de Cartão de Cidadão português. Coloque o primeiro e último nome da pessoa para quem está a agendar. Chamada em português

    Gratuito

    A ativação é feita com verificação facial. Escolha um local com boa luminosidade, sem ruído e esteja sozinha/o

  • Disponível em toda a rede de Espaços Cidadão e Espaços Empresa

    Gratuito

    Também disponível nos balcões do IRN, nos serviços do Registo Criminal, nos postos consulares portugueses, nos balcões da RIAC Açores e do RENTEV

Quem pode ativar a Chave Móvel Digital?

Ativar a Chave Móvel Digital online

Quem tiver Cartão de Cidadão português pode ativar a Chave Móvel Digital online através da aplicação móvel Autenticação.gov. A ativação da CMD também está disponível no portal Autenticação.gov, com leitor de cartões, ou com os dados de acesso do Portal das Finanças.

App Autenticação.gov

A ativação da Chave Móvel Digital na aplicação móvel Autenticação.gov é feita através de biometria (reconhecimento facial).

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido, e com o certificado digital de autenticação ativo
  • ter a aplicação Autenticação.gov para AndroidiOS ou para Huawei instalada num telemóvel com câmara fotográfica
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD
  • estar num local bem iluminado.

Na aplicação, basta escolher a opção “Ativar Chave Móvel Digital” e seguir as instruções. As fotografias que tirar ao Cartão de Cidadão devem estar bem iluminadas e ter boa leitura.

Veja neste vídeo como ativar a Chave Móvel Digital através da aplicação móvel Autenticação.gov.

Se precisar de ajuda a ativar a Chave Móvel Digital, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489 010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido e com o certificado digital de autenticação ativo
  • um leitor de cartões Smart Card
  • código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD.

Entre no portal Autenticação.gov e siga as seguintes instruções:

  1. Clique em “ativar com Cartão de Cidadão”
  2. Autentique-se com o Cartão de Cidadão
  3. Preencha o formulário de novo registo
  4. Introduza o código de validação que recebeu no número de telemóvel que indicou.

Se precisar de ajuda a ativar a Chave Móvel Digital, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489 010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

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Pode ativar a Chave Móvel Digital com o nome de utilizador e senha de acesso ao Portal das Finanças. A ativação só fica concluída depois de receber a carta de PIN temporário pelo correio.

Vai precisar de:

Entre no portal Autenticação.gov e siga as seguintes instruções:

  1. Clique em “ativar via Portal das Finanças”
  2. Autentique-se com os seus dados de acesso ao Portal das Finanças e preencha o formulário de novo registo.

Se precisar de ajuda a ativar a Chave Móvel Digital, pode fazer o serviço com apoio por telefone (210 489 010 ou 300 003 990) ou por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página para agendar a videochamada.

Após o pedido, será enviada uma carta com o código PIN temporário da CMD para a morada do Cartão de Cidadão. Este código deve ser utilizado na primeira autenticação para concluir a ativação da CMD.

Depois da primeira autenticação, vai ter de alterar o código PIN temporário para um código à sua escolha(deve ter entre 4 a 8 números).

A primeira autenticação pode ser feita em qualquer portal com acesso através da Chave Móvel Digital.

Pode, por exemplo, autenticar-se em Autenticação.gov e entrar na sua área reservada, onde pode gerir as funcionalidades da sua Chave Móvel Digital.

Nota: Se ativar a CMD com os dados de acesso do Portal das Finanças só vai poder ativar a funcionalidade de assinatura digital da CMD num balcão. Saiba mais na página Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital.

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Ativar a Chave Móvel Digital por videochamada

Apenas disponível para pessoas com Cartão de Cidadão português.  O serviço é feito em videochamada em que um/a assistente faz a ativação da Chave Móvel Digital através de reconhecimento facial (biometria). Vai ser captada a imagem do seu rosto e do seu Cartão de Cidadão.

Vai precisar de:

  • ter consigo o Cartão de Cidadão válido e com o certificado digital de autenticação ativo
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD
  • computador ou dispositivo móvel com câmara e microfone
  • estar sozinha/o num local bem iluminado.

Nota: A videochamada tem de ser agendada. Para ativar a CMD por vídeochamada deve ir à tabela "Canais de atendimento" e, no separador videochamada, carregar em "Agendar".

Ativar a Chave Móvel Digital ao balcão

O que é necessário para ativar:

Pessoas portuguesas

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade
  • ter consigo o telemóvel que vai associar à CMD.

Pessoas estrangeiras

  • Passaporte, Título ou Cartão de Residência
  • número de telemóvel e respetivo telemóvel consigo no momento da ativação
  • ter número de contribuinte (para CMD associadas a Título ou Cartão de Residência).

Locais onde pode ativar a Chave Móvel Digital

Pode ativar a Chave Móvel Digital presencialmente:

Nota: As pessoas estrangeiras precisam de ter Número de Identificação Fiscal (número de contribuinte) para ativar a CMD com Cartão de Cidadão ou Título de Residência. Se quiser ativar a CMD com passaporte, recomenda-se que associe também o número de contribuinte, Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde, para tirar maior partido da CMD.

Qual a validade da Chave Móvel Digital?

Qual a legislação de suporte?