Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios

Informação sobre como e onde realizar o pedido de visto para cidadãos estrangeiros que pretendam obter visto de residência como reformados, religiosos ou pessoas que vivam de com rendimentos próprios em Portugal.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Pedir no local
  • Nos Postos consulares portugueses ou na Embaixada/Consulado que detém a jurisdição desse país, no caso de não haver um posto consular português
  • Tem o custo de 90€
  • Tem o prazo de 60 dias

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

Todos os cidadãos estrangeiros, que não sejam nacionais de Estados Membros UE, do Espaço Económico Europeu e Suíça que pretendam desempenhar funções religiosas, viver em congregação, residir em Portugal como reformado ou viver de rendimentos próprios.

Quando se pode Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

Deverá ser consultado o Posto Consular competente de modo a saber os horários de atendimento para receção de pedidos de visto.

Onde se pode Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

Quais os documentos e requisitos para Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

  • Requerimento em modelo próprio;
  • Passaporte ou outro documento de viagem válido;
  • Duas fotografias iguais, tipo passe, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente;
  • Seguro de viagem válido, que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento;
  • Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
  • Certificado de registo criminal do país de origem ou do país onde o requerente resida há mais de um ano;
  • Condições de alojamento;
  • Comprovativo da existência de meios de subsistência tal como definidos por portaria dos membros do Governo competentes;
  • Certificado da igreja ou comunidade a que pertençam, desde que reconhecidas pela ordem jurídica portuguesa; o comprovativo da existência de meios de subsistência pode ser substituído por um termo de responsabilidade da comunidade que recebe o/a religiosa;

    Ou

  • Documento comprovativo de montante da reforma;

    Ou

  • Prova de que possui rendimentos que permitam garantir a subsistência em Portugal.

Qual o Preço para Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

Tem o custo de 90,00€.

Qual o Prazo para Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

Tem um prazo de 60 dias. 

Como se pode Pedir um visto de residência para fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivem de rendimentos próprios?

Informação e instrução de visto para cidadãos estrangeiros que pretendam obter visto de residência como reformados, religiosos ou pessoas que vivam de com rendimentos próprios em Portugal.

Entidade responsável por este serviço