Telemedicina
A telemedicina recorre à utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para divulgar conhecimentos, prestar serviços à distância e permitir a comunicação entre profissionais de saúde não situados no mesmo lugar geográfico.
Who can telemedicina?
How telemedicina?
A Telemedicina pretende reduzir os esforços dos utentes e dos serviços de saúde e o recurso à urgência hospitalar, permitindo o diagnóstico e a prescrição terapêutica na hora. Estes sistemas de informação e comunicação diminuem as transferências e a realização de exames, melhorando, desta forma, o aproveitamento dos recursos existentes.
A nível dos custos, a Telemedicina tenta reduzir os gastos com exames, transporte de doentes e reembolsos a utentes.
Das vantagens, destaca-se a redução das desigualdades no acesso aos serviços, a prestação de mais serviços com menos recursos, a disseminação de conhecimentos e competências, o aumento da satisfação dos pacientes, o desenvolvimento de recursos de saúde integrados e o melhoramento da comunicação entre profissionais.
Abrange as seguintes áreas:
- Teleconferência;
- Teleradiologia;
- Telecardiologia;
- Telecardiologia pediátrica;
- Telepsiquiatria;
- Tele-emergência;
- Teleginecologia;
- Telediálise;
- Telepediatria;
- Telepneumologia;
- Tele-imagiologia;
- Telecuidados no domicílio;
- Telepatologia;
- Teleconsulta (através de videoconferência);
- Teleformação (na Região Centro e na Região de Lisboa e Vale do Tejo).