Estado de Emergência renovado até 1 de março

12.02.2021

O Estado de Emergência foi renovado por mais 15 dias, a entrar em vigor às 00h de dia 15 de fevereiro até às 23h59 do dia 1 de março. O Governo vai manter as medidas de confinamento e alertou para a necessidade de as estender durante o mês de março, dada a situação “extremamente grave” que o país ainda vive.

À saída do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa referiu os bons resultados alcançados com o confinamento nas últimas duas semanas, com o decréscimo significativo de novos casos de COVID-19 e o risco de transmissão em 0,77, o mais baixo desde o início da pandemia em Portugal.

Apesar da trajetória descendente, salientou que o nível de internamento, sobretudo em cuidados intensivos, e o número de óbitos diários continuam a ser “inaceitáveis”, apelando à manutenção do esforço da população para travar a pandemia.

Menos vacinas e novas variantes

António Costa alertou ainda para dois novos riscos a ter em conta. O primeiro está relacionado com a redução do número de vacinas disponíveis no primeiro trimestre. Das 4,4 milhões de doses previstas para Portugal no contrato entre as farmacêuticas e a União Europeia, só vão chegar 1,98 milhões. Os motivos prendem-se com um atraso na produção da vacina contra a COVID-19.

O segundo risco tem a ver com a multiplicação de novas variantes do vírus, como a variante britânica que apresenta uma prevalência de 43% nos novos casos em Portugal.

Consulte as medidas aprovadas ao longo deste segundo confinamento:

Medidas em vigor desde 31 de janeiro.

Medidas em vigor desde 22 de janeiro.

Medidas em vigor desde 20 de janeiro.

Medidas em vigor desde 15 de janeiro.

Fonte: Portal do Governo